FORÇAS DE PUNLDE AUTRIANOS

Universitäten aus Graz, Innsbruck, Klagenfurt und Wien gründen 2025 eine globale Koalition für Ukrainische Studien zur Förderung von Forschung und Bildung.
Universidades de Graz, Innsbruck, Klagenfurt e Viena fundaram uma coalizão global para estudos ucranianos sobre a promoção de pesquisa e educação. (Symbolbild/MW)

FORÇAS DE PUNLDE AUTRIANOS

Em 17 de junho de 2025, um novo marco foi ambientado no cenário científico da Áustria: a Universidade de Graz, a Universidade de Innsbruck, a Universidade de Klagenfurt e a Universidade de Viena se fundiram em uma coalizão global de estudos ucranianos. Esta etapa, que foi celebrada na presença da primeira -dama da Ucrânia, Olena Zelenska, pretende fortalecer a troca e a cooperação acadêmica no campo da ucranística. O estabelecimento da coalizão, iniciado em julho de 2024, é um passo significativo na promoção do discurso internacional via Ucrânia e o desenvolvimento de projetos educacionais e de pesquisa neste tópico, como medienportal.univie.univiefrienivruck-lagenfurt-wien-tr-tret/ ">

O foco da coalizão está particularmente focado nos campos de pesquisa interdisciplinares que incluem linguagem, literatura, história e cultura da Ucrânia. Um memorando de cooperação foi aprovado durante a assinatura do contrato, que fortalece a cooperação entre o Instituto Ucraniano e as universidades austríacas. Os pontos -chave incluem o desenvolvimento de programas para distribuição de conhecimento via Ucrânia, a troca de experiências e recursos, bem como a organização de eventos científicos conjuntos.

Votos acadêmicos para cooperação

Os reitores das universidades envolvidos expressaram otimista sobre as vantagens dessa cooperação. Sebastian Schütze, reitor da Universidade de Viena, enfatizou a importância de fortalecer a cooperação científica no campo da ucranística. Peter Riedler, reitor da Universidade de Graz, apontou a relevância da educação e do intercâmbio cultural para a Europa. Ada Pellert, reitor da Universidade de Klagenfurt, enfatizou a solidariedade acadêmica, enquanto Veronika Sexl, reitor da Universidade de Innsbruck, se concentrou em promover a cooperação universitária austríaca-ucraniana.

Compromisso europeu mais amplo

Este compromisso não deve ser considerado isolado. Outras iniciativas, como a Rede de Competência financiadas pelo Serviço de Câmbio Acadêmico Alemão (DAAD), Estudos Interdisciplinares da Ucrânia em Frankfurt (Oder) e Berlim, recebem apoio de 2,5 milhões de euros. Na abertura em 11 de julho de 2024, foram apresentadas inúmeras medidas criativas, incluindo bolsas de estudos para pesquisadores e um programa de certificação para estudantes, que deve começar no próximo semestre de inverno, relata europa-uni.de .

O DAAD também promove a construção de outros dois centros de estudos interdisciplinares da Ucrânia na Alemanha, para que a experiência na Ucrânia na Europa seja expandida ainda mais. As part of these projects, specialist areas and institutions are to be worked together and communication between actors from science and civil society, such as "https://www.daad.de/de/der-daad/kommunikation-pressen/pressemitteilungen/2024/daad-foerdert- interdisciplinaere-ukrainestudien/"> daad.de Reading is.

Details
OrtWien, Österreich
Quellen