Crise ecológica no palco: LOW” de Karin Pauer no Brut Vienna
No dia 10 de outubro de 2025, o Brut Vienna celebrará a estreia de “LOW” de Karin Pauer, que aborda a crise ecológica global.

Crise ecológica no palco: LOW” de Karin Pauer no Brut Vienna
As coisas estão indo bem novamente em Viena! Em 10 de outubro de 2025, Brut Wien inaugurou a nova temporada e ao mesmo tempo comemorou a última sob a direção artística de Kira Kirsch. No espaço noroeste brut teve lugar a estreia da peça “LOW” de Karin Pauer, que aborda com urgência a questão premente da crise ecológica global. A peça insere-se no ciclo de trabalho “práticas para futuros potenciais” e surge na sequência do trabalho anterior de Pauer, “AVA”, que tratou da ligação entre o homem e as massas de água e que estreou no brut Viena em dezembro de 2024.
A performance “LOW” não é apenas um deleite criativo, mas também um exame crítico dos efeitos devastadores das atividades humanas nos oceanos. Numa paisagem caracterizada pela exploração e decadência, os bailarinos Hugo Le Brigand e Ixchel Mendoza Hernández, juntamente com Karin Pauer, mostram uma realidade apocalíptica. O suporte central é uma enorme rede, que é utilizada pelos artistas para ilustrar os perigos da pesca excessiva e da destruição dos habitats marítimos. “LOW” critica o uso destrutivo dos oceanos e aborda a consciência ética dos seres humanos. Também são utilizados vários meios técnicos, como o design de iluminação de Sveta Schwin e o ruído de fundo ao vivo de Rozi Mákó, que reforçam esta atmosfera assustadora.
Uma visão mais profunda dos bastidores
Como exatamente é o cenário em “LOW”? A peça leva o público a um deserto subaquático que é ao mesmo tempo um arquivo e um oráculo e aborda os resquícios da violência industrial. Os performers criam rituais de contradição incorporada que são vulneráveis e intransigentes. O enredo destaca os efeitos ameaçadores da mineração em alto mar, da perfuração sísmica e da guerra acústica na biodiversidade marinha. Na verdade, um painel da ONU sobre os riscos ecológicos da mineração em alto mar alertou numa conferência em Samarcanda, onde as partes na Convenção de Bona, de 12 a 17 de Fevereiro de 2024, concordaram em não tomar qualquer acção até que informações científicas suficientes estivessem disponíveis. A OceanCare, parceira desta convenção, destaca a urgência de proteger os frágeis ecossistemas de águas profundas e travar a perda progressiva de espécies ameaçadas.
“LOW” foi bem recebido na noite de abertura e o público pode esperar outra apresentação no dia 8 de outubro de 2025. Após a apresentação, haverá um Artist Talk, moderado por Astrid Peterle, que oferece uma excelente oportunidade de intercâmbio entre o público e os artistas.
Estes tópicos sempre relevantes fazem de LOW uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada no futuro dos nossos oceanos.