Holandês acusado de explosões em caixas eletrônicos em Offenbach!
Um holandês de 36 anos está sendo julgado por explodir caixas eletrônicos em Offenbach e Viena. As investigações continuaram após sua prisão.

Holandês acusado de explosões em caixas eletrônicos em Offenbach!
O crime em torno dos caixas eletrônicos está se tornando cada vez mais ousado. Um homem de 36 anos de Utrecht, que está ligado a várias explosões na Alemanha e na Áustria, foi agora acusado pelo Ministério Público de Frankfurt. As acusações são graves: ele é suspeito de ter cometido explosões explosivas, roubos graves e lesões corporais por negligência. O que é particularmente explosivo é que este incidente não é isolado, mas parece fazer parte de uma tendência global que a Europol destacou recentemente. De acordo com Spiegel, essas atividades criminosas estão se tornando cada vez mais comuns na Europa.
Os crimes do homem estão relacionados a duas explosões espetaculares em caixas eletrônicos em 5 de maio de 2023 em Bieberer Berg em Offenbach. Ele e os seus cúmplices conseguiram roubar mais de 220 mil euros. Um homem não envolvido que estava em escritórios vizinhos sofreu ferimentos durante a explosão. Os danos materiais causados à agência bancária afetada ascenderam a cerca de 360 mil euros, o que sublinha a gravidade do crime. Poucos meses depois, em 21 de janeiro de 2025, ele continuou suas atividades criminosas. Num centro comercial de Viena, conseguiu explodir outro multibanco e roubou mais de 89 mil euros. Os danos materiais neste caso ultrapassaram todas as dimensões em 1,48 milhões de euros.
Em fuga e preso
O suspeito não era uma folha em branco, pois já existia um mandado de detenção europeu contra ele. Foi condenado em 22 de janeiro de 2025, quando foi detido na autoestrada A3. Uma patrulha civil o descobriu em um ponto de descanso perto de Erlangen, na Baviera. O que é interessante é que quando foi preso, os investigadores encontraram cerca de 8.800 euros em dinheiro na sua bolsa, o que apoia ainda mais as suas atividades criminosas. O homem de 36 anos já havia cumprido pena de cinco anos de prisão por crime semelhante em Willich-Schiefbahn em 2017.
Os danos e o impacto social
Os incidentes em Offenbach e Viena não só lançaram uma luz brilhante sobre o aumento da criminalidade na Europa. Refletem também as preocupações dos cidadãos que se sentem cada vez mais inseguros quanto à possibilidade de também eles se tornarem vítimas de tais ataques. Apesar do elevado nível de danos materiais causados pela actividade criminosa, resta esperar que as autoridades policiais encontrem em breve uma solução para pôr fim a esta tendência. Afinal de contas, esses ATMs poderão em breve ter de estar sob proteção reforçada para garantir a segurança dos utilizadores.
A história toda mostra como é importante estar informado sobre esses desenvolvimentos. A criminalidade nesta forma tem impacto na sociedade como um todo e realça a necessidade de todos nós estarmos vigilantes. Resta esperar que o acusado seja responsabilizado por suas ações e que outro sinal seja enviado contra ataques com uso de explosivos, como relata o [Tagesschau](https://www.tagesschau.de/inland/regional/hessen/hr-anklage-gegen-mutmasslichen-geldautomaten Sprenger-vom-bieberer-berg-100.html).