Aluguéis vienenses acima de 20 euros: os apartamentos estão se tornando um bem de luxo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a atingir aluguéis recordes, enquanto os novos edifícios estão em declínio acentuado. A alta demanda encontra a baixa oferta.

Wien erreicht Rekordmieten, während Neubauten stark rückläufig sind. Hohe Nachfrage trifft auf scfertigendes Angebot.
Viena está a atingir aluguéis recordes, enquanto os novos edifícios estão em declínio acentuado. A alta demanda encontra a baixa oferta.

Aluguéis vienenses acima de 20 euros: os apartamentos estão se tornando um bem de luxo!

Os preços dos aluguéis em Viena atingiram um novo recorde. Os números atuais mostram que os aluguéis pedidos aumentaram em setembro20,42 euros por metro quadradoaumentaram, o que representa um aumento denove por centoem comparação com o ano anterior. Isto significa que as rendas em Viena estão mais altas do que nunca e quem procura um apartamento tem de estar preparado para preços superiores a1.200 eurospor umApartamento de 60 metros quadradostratar. O que é particularmente digno de nota é que a renda média, incluindo custos operacionais, é agora, pela primeira vez,10 eurospor metro quadrado, como afirma a Statistics Austria.

O que causou esse aumento? “A alta demanda atende à redução da oferta” é como a situação descreve os problemas no mercado imobiliário. Além disso, haverá um declínio no número de novos edifícios de até50 por centoprevisto. Para 2025, o número de novos apartamentos será concluído9.400 a 11.000estimado, que é um terço menos que 2023. Os incorporadores estão cada vez mais optando por construir condomínios lucrativos em vez de oferecer imóveis para alugar. Isto leva a um declínio ainda maior no número de apartamentos para alugar disponíveis.

Declínio no mercado de arrendamento

A situação no mercado de arrendamento poderá piorar ainda mais. As previsões sugerem que o declínio do mercado de arrendamento livre terminará50 por centopoderia ser. Isto está a acontecer num ambiente onde os custos de construção caíram quase desde 201050 por centoaumentaram e o número de licenças de construção em 2024 caiu para o nível mais baixo numa década. O governo federal tem como objetivo400.000conclusões por ano, mas essa meta vem falhando há anos.

A situação não é tensa apenas na Áustria. As rendas também estão a aumentar significativamente na Alemanha, o que sublinha a tensa situação habitacional em toda a região DACH. O Tagesschau regista aumento nas rendas4,7 por centono quarto trimestre de 2024, especialmente em cidades como Berlim, onde os preços dos aluguéis estão em torno8,5 por centoescalar. A alta demanda por apartamentos para alugar e a falta de novos edifícios também são problemas predominantes aqui.

A habitação como bem de luxo

Para muitas pessoas que procuram um apartamento, morar está se tornando cada vez mais um item de luxo. Nos anos anteriores, cada vez mais pessoas atingiram os picos de preços, o que significa que um em cada três agregados familiares arrendatários está sobrecarregado com custos de habitação. As casas estão a ficar mais caras – preços de apartamentos e casas subiram no primeiro semestre de 20252,8 por centorespectivamente3,6 por centopara novos objetos. Face a estes aumentos de preços, os compradores que procuram um imóvel precisam de ser extremamente cuidadosos e atentos ao seu orçamento.

Os contínuos aumentos de preços e o declínio constante nas novas construções deixam claro que a situação da habitação em Viena e em muitas outras cidades continua a ser um desafio. O aumento das rendas e dos preços de compra são como uma espada de Dâmocles pendurada sobre a cabeça de muitas pessoas e mostram claramente que há necessidade de acção.

Permanece a questão de saber como evoluirá a situação no mercado imobiliário. Seguir-se-ão intervenções políticas ou a evolução continuará como antes? É claro que quem procura um apartamento deve esperar uma concorrência intensa e custos persistentemente elevados.