Luto e cancelamentos: Após a violência em Graz, muitos eventos foram paralisados
Tiroteio em BORG Graz: estudante de 21 anos mata 11 pessoas. Luto nacional, muitos eventos cancelados ou afetados.

Luto e cancelamentos: Após a violência em Graz, muitos eventos foram paralisados
Um acontecimento chocante abalou a cidade de Graz hoje, 10 de junho de 2025. Um tiroteio na Escola Secundária Superior Federal em Dreischützengasse afetou não apenas a família escolar, mas toda a Áustria. Ao todo, onze pessoas, entre dez estudantes e funcionários, perderam a vida na tragédia – o autor do crime, de 21 anos, ex-aluno, suicidou-se após o crime. Muitas outras pessoas, doze no total, ficaram feridas, algumas gravemente. Os serviços de emergência foram mobilizados com mais de 300 policiais, bem como 160 equipes de resgate e unidades especiais.
O chanceler Stocker descreveu o ato como uma “tragédia nacional” e anunciou um minuto de luto nacional. Além disso, foram declarados três dias de luto nacional, o que também teve impacto em numerosos acontecimentos em toda a Áustria. Em Viena, isso significa mudanças concretas: “meinbezirk.at” já informou que alguns eventos na cidade terão que adaptar seus programas e está planejado um minuto de silêncio para as vítimas.
Cancelamentos e alterações de programa
Em Viena, o evento de orgulho “Stand Up!” no Museumsquartier cancelado e adiado. A etapa de verão do MQ também cancela a programação das etapas dos próximos dias. A Ópera Estatal de Viena guarda um minuto de silêncio em todas as apresentações durante o período de luto, o que sublinha o seu respeito pelas vítimas. Isso ocorre em um contexto marcado pela tristeza e pela reflexão.
Mas os efeitos não se limitam à capital federal. Muitos eventos também são afetados na Estíria. O Festival Usi e o Grazathlon estão à beira do abismo; A inauguração da exposição itinerante “Mensch, _ dich nicht” em Gleisdorf e da exposição “GerambRose” em Weiz também foram canceladas. Como relata o kleine Zeitung, muitos outros eventos, como o “Biedermeierfest” em Bad Gleichenberg, também serão avaliados ou adiados em curto prazo.
Reações sociais
Os trágicos acontecimentos em Graz também provocam novas discussões. O incidente mostra mais uma vez a necessidade de discussão sobre as leis sobre armas na Áustria, uma vez que o autor do crime possuía legalmente as suas armas. As medidas para a detecção precoce e a ajuda às pessoas afectadas tornar-se-ão cada vez mais o foco do debate público. Os tradicionais tiroteios em escolas na Áustria têm uma história triste, conforme documentado por nadr.de, e muitos cidadãos estão se perguntando sobre a próxima ação necessária para evitar tal brutalidade no futuro.
As condolências dos líderes internacionais, incluindo a Presidente da Comissão Europeia, von der Leyen, e o Presidente Federal Steinmeier da Alemanha, mostram que a tristeza e a preocupação se estendem muito além das fronteiras da Áustria. A comunidade permanece unida durante este momento difícil e deixa que os seus pensamentos e corações falem pelas pessoas afectadas e pelas suas famílias.
A responsabilidade social é clara: são necessários esforços abrangentes não só para lidar com o luto, mas também para abordar o bullying, a saúde mental e o papel das armas na vida quotidiana.