Quadros queer: O Festival de Cinema revitaliza Margareten e Spittelberg!
Quadros queer: O Festival de Cinema revitaliza Margareten e Spittelberg!
Spittelberg, Österreich - Em Viena, logo começa com o Festival de Cinema Queer "Queer Frames", que piscará sobre a tela de 12 a 29 de junho de 2025 no cinema em Margareten e na casa de cinema em Spittelberg. O festival estabeleceu o objetivo de apresentar cineastas queer de todo o mundo e convida você a mergulhar na variedade de tópicos relacionados ao amor, identidade e experiências de limite social. É mostrado um total de nove filmes que mostram como a vida queer é colorida e complexa. Um destaque especial é o filme "Dark Habits", no qual a viciada em drogas Yolanda ousa ter um novo começo no mosteiro após a morte de sua amiga e conhece freiras não convencionais lá. Este filme será exibido em 19 de junho às 18h. na casa de cinema Spittelberg. O festival atrai um amplo público, independentemente de gênero, origem ou orientação sexual. Os cartões estão disponíveis no site do filme Casino, onde o programa completo também está disponível.
A idéia para "quadros queer" não está localizada apenas em Viena; O festival é inspirado por outras iniciativas, como o Queer Film Festival de Munique, lançado em 2015. Esta instituição independente promove a diversidade no cinema e mostra filmes que se afastam das narrativas hetero e homonormativas. Aqui, os estereótipos são criticamente combatidos e as perspectivas de Queere interseccionais são enfatizadas. É sobre a questão central de quem é mostrado no cenário do filme e que conotações são derivadas dela. Os cineastas conseguem uma plataforma para interpretar a estranheza politicamente e a solidariedade e pesquisar vários projetos de vida.
Mudança do cinema queer
Mas qual é o status atual no cinema queer? No Simpósio de Filmz, que ocorreu em 4 de novembro de 2023, especialistas como a Dra. Sarah Horn e o Prof. Simon Dickel com a mudança e a representação de tópicos queer no filme. Entre outras coisas, o Dr. Horn apresentou, que ilumina os desafios cotidianos de um protagonista translocado. Rapidamente fica claro o quão importante a discussão sobre auto -determinação e proteção contra a violência é para pessoas queer.
- A Dra. Sarah Horn lida com a representação do sexo trans.
- Prof. O Dr. Simon Dickel dedicou -se aos materiais de arquivo e sua importância para a memória cultural.
- A Dra. Annette Vanagas analisou a representação de gênero nos filmes convencionais.
O painel de discussão sob a direção da Univ.-Prof. O Dr. Marc Siegel trouxe o público a pensar na definição de cinema queer. Todos concordaram na idéia de que o pedido é um elemento central no filme queer, mas havia opiniões diferentes ao definir o termo "estranho".
O amplo interesse e o feedback positivo do público mostram que eventos como o Filmz Festival e os "Quadros Queer" em Viena atingiram o nervo do Times e criam uma plataforma para questões sociais importantes. Será interessante ver o que outras obras e discussões virão na tela como parte do festival!
For more information and the complete program, visit the website of qffm .
Details | |
---|---|
Ort | Spittelberg, Österreich |
Quellen |
Kommentare (0)