O mundo humano excede a natureza: Nossa tecnhofera está crescendo rapidamente!

O mundo humano excede a natureza: Nossa tecnhofera está crescendo rapidamente!

Wien, Österreich - O mundo como sabemos, está se tornando cada vez mais difícil - e isso não deve ser apenas para ser entendido fisicamente. De acordo com um estudo recente, coordenado pela Universidade de Recursos Naturais e pela Universidade McGill, no Canadá, a Technophere, ou seja, toda a infraestrutura criada por seres humanos, atingiu agora um peso de cerca de um trilhão de toneladas. Isso é simplesmente surpreendente, porque corresponde a toda a biomassa viva da terra. Esta afirmação vem de Dominik Wiedenhofer, um especialista no Boku, que descobre que a Technophere cresce cerca de três por cento ao ano e, portanto, alcança claramente o desenvolvimento de nosso mundo construído como o de todos os seres vivos.

O que exatamente a Technophere inclui? Ele não apenas inclui edifícios e estradas, mas também máquinas e infraestrutura digital. Cerca de metade da massa vem de edifícios, enquanto outro terço é representado por infraestrutura de tráfego, como pontes ou pipelines. Curiosamente, objetos móveis, como carros e aeronaves, representam apenas dois por cento da massa total, mas cujos efeitos não devem ser subestimados. Esses objetos móveis contribuem significativamente para o consumo de recursos e prejudicam a biodiversidade e as mudanças climáticas.

O desafio do crescimento

O conhecimento quantitativo da tecnhofera deixa claro que um crescimento rápido e persistente dessa esfera é um desafio para os limites planetários. Repetidas vezes, o peso da tecnosfera dobrou a cada duas décadas desde 1900. No trabalho de pesquisa, também são analisadas interações profundas entre a Technophere e outras esferas de terra. Esses achados são particularmente importantes para o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade, porque também esclarecem os desafios que o Antropoceno, a "Era do Mano" traz consigo.

Graças a abordagens inovadoras de pesquisa, podemos entender melhor como as sociedades humanas estão conectadas ao sistema terrestre, com muitas condições ecológicas variáveis e os fluxos de tecido desempenham um papel. A pesquisa interdisciplinar explora as questões de como essas estruturas causam mudanças a longo prazo e quais loops de feedback estão nas interações.

Uma nova perspectiva sobre a Technophere

Na ciência, o conceito de "antroposfera" é frequentemente chamado de área em que a ação humana influencia o sistema terrestre. Estudos recentes agora sugerem que a tecnologia deve ser feita mais claramente como uma esfera independente do sistema terrestre. Isso não apenas cria novos pontos de partida para a pesquisa climática, mas também ajuda a desenvolver estratégias de salvamento de recursos para o futuro. Além do conceito de Techonesfera, também são considerados os gargalos e os ajustes necessários para uma vida mais sustentável.

Em resumo, pode -se dizer que o projeto para o registro quantitativo da Technophere não é apenas um marco científico, mas também mostra necessidade urgente de ação no planejamento e uso de nossos recursos. É um chamado para repensar - porque enfrentamos o desafio de encontrar o equilíbrio entre o progresso humano e os limites do nosso planeta. Portanto, a questão permanece: como moldamos nosso futuro sem sobrecarregar a terra além da medida?

Os resultados detalhados e mais informações sobre esse tópico podem ser encontradas nos estudos relevantes publicados pela Universidade de Ciências Naturais. O Instituto Max Planck oferece mais informações sobre a interação da Techonesphere e do Sistema Terra.

Details
OrtWien, Österreich
Quellen

Kommentare (0)