Gumpendorfer Straße de Viena: O redesenho ainda demorará muito!
A reformulação da Gumpendorfer Straße em Viena foi adiada. Os moradores querem mais espaços verdes e qualidade de vida.

Gumpendorfer Straße de Viena: O redesenho ainda demorará muito!
Há muito movimento na Gumpendorfer Straße de Viena, embora menos sobre as desejadas remodelações do que sobre os desafios que atualmente pairam sobre o projeto. Na verdade, a estrada movimentada deveria ser mais verde e mais habitável. O conceito planeado exige uma reformulação abrangente, mas a implementação destes planos continua atrasada. A razão? Um orçamento distrital congelado que torna impossível aos responsáveis implementar as melhorias desejadas em tempo útil meinkreis.at relatado.
Em vez da grande reestruturação planeada, que deveria ser caracterizada por processos de participação com os cidadãos, estão agora na agenda pequenas medidas de redução de custos. No entanto, os moradores estão tudo menos entusiasmados. “Há alguma coisa acontecendo”, observam as pessoas, enquanto o ruído dos caminhões e das motocicletas afeta significativamente a qualidade de vida. O desejo por mais espaços verdes, calçadas mais largas e salões convidativos é, portanto, inconfundível. Os residentes oscilam entre a decepção e a esperança de mudanças positivas.
Entre o redesenho e os desafios da cidade
Curta a cidade de Viena em seu site wien.gv.at explica, a reformulação planejada será adiada por falta de financiamento. No entanto, o distrito de Mariahilf continua comprometido com o objetivo de uma Gumpendorfer Straße preparada para o futuro. Medidas individuais de redução de custos serão, portanto, examinadas nos próximos meses. As reivindicações do processo de participação, que dura vários meses, também são asseguradas de forma seletiva, de forma a ter em conta os desejos e necessidades dos residentes.
Os decisores compreendem que outros investimentos têm prioridade. Com o tempo, algumas medidas mais pequenas serão implementadas sem que grandes montantes de financiamento estejam disponíveis. Ao mesmo tempo, também estão em curso discussões com Wiener Linien para priorizar medidas para melhorar o transporte público na Gumpendorfer Straße.
Medidas menores em foco
O distrito está planejando introduzir a primeira zona de carregamento Grätzl na Gumpendorfer Straße, que será construída em dezembro. Estas áreas de carga destinam-se a residentes, entregadores e empresários e pretendem ajudar a melhorar a situação. O distrito também procura parceiros que possibilitem a criação de oásis de bairro.
Ao mesmo tempo, a Luftbadgasse será restaurada para aquecimento urbano até dezembro de 2025, após a conclusão dos trabalhos de escavação. Também serão realizadas obras nas ruas Fillgradergasse, Windmühlgasse e Theobaldgasse após as obras. Aqui estão planejadas plantações de árvores e canteiros de flores para tornar o espaço residencial mais verde e, assim, aumentar a qualidade de vida.
No entanto, o orçamento distrital continua actualmente fortemente focado na manutenção e garantia da qualidade de vida em Mariahilf. O distrito enfatiza que a implementação total do conceito geral da Gumpendorfer Straße continuará assim que o financiamento for disponibilizado. A comunicação com os moradores permanece próxima para que sejam informados e envolvidos nos próximos passos.
Embora os principais planos para redesenhar a Gumpendorfer Straße estejam suspensos, ainda há esforços para melhorar gradualmente a situação no local. Os moradores esperam que em breve sejam introduzidas mudanças sustentáveis que não só melhorem as ruas, mas também a sua qualidade de vida.