Demolição em Wildeshausen: Duas casas dão lugar a um novo espaço habitacional!
Em Wildeshausen, os trabalhos de demolição começam em Zwischenbrücken; duas casas dão lugar a novas construções com onze unidades residenciais.

Demolição em Wildeshausen: Duas casas dão lugar a um novo espaço habitacional!
Em Wildeshausen, a demolição de dois edifícios antigos começou a abrir espaço para um novo projeto residencial. Mais precisamente, estes são os edifícios 10 e 12 na Zwischenbrückenstrasse. O canteiro de obras está atualmente causando o fechamento de metade da estrada, então os motoristas podem esperar alguns transtornos. Mas os aspectos positivos superam os negativos, pois neste local, onde antes funcionava a Câmara Municipal, será construído um edifício moderno com onze unidades residenciais. Será também construído um anexo para bicicletas e arrecadações, o que irá valorizar ainda mais o projecto. A ideia de que o novo edifício se parece com dois edifícios separados foi bem recebida na política de Wildeshausen e recebeu ampla aprovação, como relatou [nwzonline.de](https://www.nwzonline.de/oldenburg-kreis/abriss-in-zwischenbruecken-in-wildeshausen-zwei-haeuser- Werden-beseitet_a_4,2,1351298675.html).
Mas não são apenas as demolições e as novas construções que constituem o foco do desenvolvimento urbano. Numa reunião recente do comité de desenvolvimento urbano, foi apontada a clara necessidade de habitação. Embora a taxa de natalidade em Wildeshausen seja inferior à taxa de mortalidade, o influxo está a causar uma procura crescente de espaço habitacional. De acordo com Uwe Höger, do escritório akp_Stadtplanung, espera-se uma necessidade de cerca de 516 apartamentos até 2025, 50% dos quais deverão ser apartamentos para alugar. Apartamentos pequenos e baratos com uma área de 50 a 60 metros quadrados são particularmente procurados, relata kreiszeitung.de.
Desafios e ideias para o desenvolvimento urbano
Embora a iniciativa de criar um novo espaço habitacional tenha sido bem recebida, também houve vozes críticas. O prefeito Jens Kuraschinski expressou preocupação com a infraestrutura necessária para uma população crescente. Rainer Kolloge, do UWG, questionou se a criação de mais 500 apartamentos era realmente necessária. Entretanto, Marcell Görke, da CDU, apelou a uma avaliação minuciosa da carga sobre os jardins de infância e as escolas. Em particular, as propostas de Kreszentia Flauger (Esquerda), que criticou a seleção financeira na construção habitacional, receberam a aprovação da comissão, que pediu para identificar soluções para as carências existentes. O conceito de oferta de habitação foi finalmente reconhecido e a discussão sobre a necessidade de habitação em Wildeshausen continuará.
A política nacional de desenvolvimento urbano está a tornar-se cada vez mais importante neste contexto. Esta iniciativa reúne vários atores para manter cidades e comunidades habitáveis. Cria plataformas de intercâmbio de tendências e soluções na área de desenvolvimento urbano, como também pode ser consultado no site do Ministério Federal da Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção (bmwsb.de).
Em Wildeshausen há muito trabalho a ser feito sobre o futuro da cidade e continua a ser emocionante ver como estes desenvolvimentos irão afectar o ambiente de vida e a infra-estrutura. A demolição da Zwischenbrückenstrasse é apenas o primeiro passo numa nova era de desenvolvimento urbano.