Área de esterco Dresdner Straße: permanentemente fechada, novos apartamentos planejados!
O projeto de reaproveitamento do antigo depósito de estrume na Dresdner Strasse, em Leopoldstadt, é recebido com críticas e debates sobre espaço habitacional e eliminação de resíduos.

Área de esterco Dresdner Straße: permanentemente fechada, novos apartamentos planejados!
O fechamento do depósito de esterco de Zwischenbrücken na Dresdner Straße finalmente abre espaço para novos edifícios residenciais. Depois de a praça não ser utilizada desde 2020, a comissão de desenvolvimento urbano decidiu sobre os planos para a construção de um novo edifício no local. A cidade de Viena irá, portanto, fechar permanentemente o local de estrume, o que causa sentimentos contraditórios entre os residentes. Meu Distrito relata que a base legal foi criada por meio de resoluções do plano de zoneamento e desenvolvimento em 2018 e 2020. Um novo projeto residencial não só proporcionará espaço para 200 apartamentos, mas também integrará uso misto com espaço comercial no térreo e consultórios médicos no primeiro andar.
Os Verdes de Viena estão insatisfeitos com os novos planos. Eles criticam a planejada “Grätzlmistplatz” na Innstrasse, que deveria assumir a eliminação de resíduos dos distritos 2 e 20, como um “mega-lugar de sujeira centrado em carros”. Teme-se que a nova localização desloque as habitações subsidiadas e afecte a qualidade de vida dos residentes locais. De acordo com um inquérito realizado no distrito, 83 por cento dos inquiridos gostariam que o local de estrume existente fosse mantido e renovado.
Críticas e resistência
Além da insatisfação dos Verdes, o KPÖ em Brigittenau também iniciou uma petição para preservar o local de estrume. O vereador distrital Matthias Kaltenböck critica a falta de renovação e utilização da praça, enquanto o despejo ilegal de resíduos tem sido um problema constante desde o seu encerramento. No dia 13 de Março, o conselho distrital aprovou uma decisão unânime destinada a modernizar e reabrir o local de estrume. O MA 48 ainda está em busca de um novo local para um depósito de esterco, sendo considerada a área próxima ao Nordbahnhof na Innstraße. No entanto, esta proposta encontra resistência por parte dos cidadãos.
A cidade de Viena enfatizou que o processo de dedicação dos novos projetos residenciais foi realizado de acordo com o Código de Construção de Viena e que foram realizados vários eventos informativos para inspeção pública. Os planos estipulam que os objetos tombados, como o antigo necrotério, serão preservados e que a construção não está prevista para começar antes de 2029, no mínimo. Também foi planejado um local de estrume em Seestadt, mas há atrasos porque a divisão da área ainda não foi concluída. correio relata que o rezoneamento do local ainda precisa da aprovação do conselho local antes do início das obras.