Jovem de 16 anos radicalizado: pena suspensa após planos terroristas em Berlim

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um jovem de 16 anos foi condenado a uma pena juvenil em Berlim pela radicalização do EI e pelos preparativos para o terrorismo.

Ein 16-Jähriger wurde in Berlin wegen IS-Radikalisierung und Terrorvorbereitungen zu einer Jugendstrafe verurteilt.
Um jovem de 16 anos foi condenado a uma pena juvenil em Berlim pela radicalização do EI e pelos preparativos para o terrorismo.

Jovem de 16 anos radicalizado: pena suspensa após planos terroristas em Berlim

Num caso que coloca em foco a situação de segurança em Viena, um jovem de 16 anos em Berlim foi condenado por radicalização do EI. Como meinkreis.at relatado, o julgamento ocorreu mais de um ano após um ataque planejado aos shows de Taylor Swift na capital austríaca. O adolescente, natural de Brandemburgo, mantinha contato próximo com Beran A., principal suspeito de ligação aos planos de assassinato, desde julho de 2024.

As acusações são graves: diz-se que o jovem de 16 anos, entre outras coisas, traduziu instruções sobre o fabrico de bombas e estabeleceu uma ligação com um membro do EI. Esta ligação torna-se ainda mais explosiva quando se consideram os acontecimentos de agosto de 2024, quando três concertos de Taylor Swift em Viena tiveram de ser cancelados por razões de segurança. Estes cancelamentos seguiram-se à detenção de vários suspeitos, incluindo um jovem de 19 anos que alegadamente preparava ataques planeados na área metropolitana de Viena. orf.at relatado.

Radicalização e negociação

O jovem arguido já era apoiante da ideologia do EI aos 14 anos e radicalizou-se através de propaganda relevante na Internet. Durante uma busca em seu apartamento em setembro de 2022, ele foi inicialmente preso temporariamente, mas posteriormente foi libertado. A sua acusação no Senado de Segurança do Estado do Tribunal de Recurso de Berlim ocorreu em junho de 2023. Foi acusado de apoiar uma organização terrorista no estrangeiro e de preparar um grave ato de violência que ameaçava o Estado.

Durante o julgamento, que ocorreu a portas fechadas, o jovem de 16 anos fez uma confissão abrangente. O Ministério Público Federal exigiu pena do jovem de um ano e meio, que deveria ser suspensa. O Tribunal de Recurso de Berlim acabou por considerar o arguido culpado e impôs uma pena de um ano e seis meses aos jovens, embora a execução também tenha sido suspensa em liberdade condicional.

As consequências e o status atual

Embora o veredicto tenha sido dado, ainda não é juridicamente vinculativo. Os contactos confirmados do familiar com um membro sírio do EI e as traduções de materiais críticos levantam questões sobre a segurança em toda a área. Este caso não é apenas um exemplo do risco de radicalização entre os jovens, mas também mostra quão estreitamente a situação de segurança em Viena está ligada às actividades de supostos apoiantes do EI.

As autoridades enfrentam agora o desafio de identificar tais desenvolvimentos numa fase inicial e intervir, se necessário. Dadas as ideologias radicais que actualmente atraem a juventude, espera-se que sejam tomadas medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes no futuro.

Quellen: