Arte e cultura atraem 5.255 visitantes à 25ª Longa Noite em Viena!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 6 de outubro de 2025, Viena celebrou a 25ª Longa Noite dos Museus com mais de 5.000 visitantes em 660 instituições culturais.

Am 6.10.2025 feierte Wien die 25. Lange Nacht der Museen mit über 5.000 Besuchern in 660 Kulturinstitutionen.
No dia 6 de outubro de 2025, Viena celebrou a 25ª Longa Noite dos Museus com mais de 5.000 visitantes em 660 instituições culturais.

Arte e cultura atraem 5.255 visitantes à 25ª Longa Noite em Viena!

A 25ª edição da Longa Noite dos Museus da ORF aconteceu no dia 6 de outubro de 2025 e proporcionou aos interessados ​​pela cultura em Viena uma noite inesquecível. Um total de 282.672 visitantes em toda a Áustria, incluindo mais de 144.000 na capital, abriram as portas a mais de 660 museus, galerias e espaços culturais. Um verdadeiro ímã de visitantes foi a Casa da Música, que atraiu o maior número de visitantes com 2.516 convidados e impressionou não só pelas fascinantes instalações interativas, como o jogo de dados da valsa e o maestro virtual, mas também pela programação variada.

Os outros museus da Wien Holding também tiveram um excelente número de visitantes. 674 entusiastas da arte visitaram o KunstHausWien, local da exposição temporária “Catástrofe Normal” de Julius von Bismarck. Aqui, os convidados não apenas experimentaram passeios relâmpago, mas também performances emocionantes de Mellow Yellow e puderam experimentar uma estação de artesanato DIY. A visita ao KunstHausWien foi um dos destaques da noite.

Confira os números de participação

O ambiente nas exposições e museus era exuberante e o interesse dos convidados era grande. O Museu Judaico de Viena recebeu 1.187 visitantes que queriam aprender mais sobre a história e o presente dos judeus vienenses. 890 convidados passaram pela Dorotheergasse, enquanto 297 se interessaram pelas escavações da sinagoga medieval na Judenplatz. O Mozarthaus Viena também recebeu 878 visitantes no histórico apartamento de Mozart e na exposição especial “Mozart à Mesa”.

Estes números não só ilustram a popularidade dos eventos, mas também o compromisso dos museus em tornar as suas ofertas atractivas. O Diretor Geral da ORF, Roland Weißmann, enfatizou a importância do acesso à arte e à cultura e elogiou a grande participação no evento.

Um festival cultural em toda a Áustria

No entanto, a Longa Noite dos Museus não se limitou apenas a Viena. Numerosos locais culturais na Estíria, Caríntia, Tirol, Salzburgo e outros estados federais também aproveitaram a oportunidade para abrir as suas portas ao público. A ampla jornada da arte pré-histórica até a arte contemporânea ocorreu em um total de 660 locais, o que, principalmente graças às abrangentes estatísticas de museus da Statistik Austria, oferece insights adicionais sobre a paisagem cultural e museológica da Áustria.

O compromisso e o amor pela cultura em Viena e noutros locais mostram que a arte e a história ainda têm uma alta prioridade na sociedade. A Longa Noite dos Museus provou mais uma vez que o entusiasmo pela arte e pela cultura é ininterrupto e continuará a existir no futuro.