Estreias no teatro: Jura Soyfer entre o passado e o presente!
No dia 29 de agosto de 2025, o teatro de Josefstadt celebrará cinco estreias, incluindo a obra da escritora politicamente comprometida Jura Soyfer.

Estreias no teatro: Jura Soyfer entre o passado e o presente!
Algo emocionante está acontecendo no teatro no coração de Viena: há cinco novas estreias no futuro imediato, mais precisamente em setembro. A primeira produção a subir ao palco é uma obra de Jura Soyfer, que já foi reconhecida com um prémio bienal de teatro para peças humorísticas políticas. Soyfer, que nasceu em Kharkiv em 1912 e é considerado um dos últimos representantes da geração cabaré vienense, lutou contra a injustiça social e o belicismo em seus textos. A escolha não recai sobre ele por acaso, como notícias.at relatado. O facto de as suas obras reflectirem o carácter e o significado histórico do teatro como local de esclarecimento político promete noites emocionantes no teatro e discussões estimulantes na cidade.
Jura Soyfer viveu em tempos turbulentos. Depois de fugir do Império Russo via Geórgia e Constantinopla, a família encontrou um novo lar em Baden, perto de Viena, e mais tarde em Viena. Aos 15 anos teve contato pela primeira vez com os escritos socialistas e tornou-se um marxista convicto. Suas obras são mais do que apenas entretenimento; Constituem um clamor contra as injustiças sociais do seu tempo e abordam, entre outras coisas, o anti-semitismo e a hostilidade à democracia, que ainda hoje são relevantes. Um aspecto importante de seus escritos é a crença em um futuro melhor Wikipédia impressionantemente documentado.
Estreias com significado profundo
O diferencial da produção das obras de Soyfer dirigida por Gloger é a combinação de humor e seriedade. Gloger pretende capturar a vitalidade e o otimismo das peças, ao mesmo tempo que destaca os temas horríveis que exploram. “A necessidade de mostrar vitalidade e otimismo”, enfatiza Gloger, “é mais importante do que nunca, hoje muitos perigos antigos estão em ação novamente”. O alerta sobre a exclusão e o antissemitismo como ameaça atual é uma preocupação central da produção, que mais uma vez sublinha a relevância do trabalho de Soyfer.
O palco torna-se assim palco de debates animados sobre o que foi e o que poderia voltar a ser. É um exemplo impressionante de como o teatro pode refletir a sociedade e estimular o pensamento. As cinco estreias previstas pretendem expandir o repertório e oferecer aos espectadores uma visão mais profunda da mensagem política das peças, que também foram importantes no passado.
Um legado duradouro
Jura Soyfer morreu tragicamente no campo de concentração de Buchenwald, mas seu legado continua vivo. Seus escritos não foram publicados coletivamente até muitos anos após sua morte, e a Jura Soyfer Society foi fundada em 1988 para lembrá-lo. Entre outras coisas, existem pedras e placas memoriais em Viena, bem como aquela que leva seu nome Jura-Soyfer-Gasse à sua memória. Há também uma sala de aula na Universidade de Viena que leva seu nome e, assim, ajuda a transmitir a importante mensagem política de suas obras até hoje.
Numa altura em que as questões políticas são frequentemente ignoradas, a decisão de trazer as peças de Soyfer de volta ao palco revela-se particularmente corajosa. Mostra que o teatro não é apenas um lugar de entretenimento, mas também de educação política. Resta saber como o público reagirá a esta nova força na batalha contra o rebaixamento e que debates esta produção irá desencadear.