Estreia de The Theatre Maker” de Bernhard emocionou em Viena!
Estreia de “The Theatre Maker” de Thomas Bernhard em 28 de outubro de 2025 no Theatre in der Josefstadt sob a direção de Matthias Hartmann.

Estreia de The Theatre Maker” de Bernhard emocionou em Viena!
No dia 28 de outubro de 2025, Viena será dedicada ao teatro e à música. A estreia da famosa peça de Thomas Bernhard, “The Theatre Maker”, foi celebrada no tradicional teatro der Josefstadt. A obra foi encenada pelo ex-diretor do Burgtheater Matthias Hartmann, conhecido por suas abordagens criativas e conceitos de direção envolventes. A peça de Bernhard é considerada escandalosa e mostra as profundezas e as alturas da vida teatral, tornando-a uma obra ideal para a direção de Hartmann. Hartmann teve uma carreira notável, desde a passagem como assistente de direção até a direção no Burgtheater, onde causou polêmica com diversas produções. A sua liderança é particularmente caracterizada pelo design de clássicos e pela abertura a peças experimentais. Alto ORF Hartmann também desempenhou um papel importante em seu papel na ServusTV e na Red Bull Media House, entre outras coisas, antes de assumir as rédeas da produção de “Der Theatremacher” em 2025.
Outro programa emocionante do dia foi a visita de Johann-Philipp Spiegelfeld ao Castelo Artstetten, onde partilhou as suas experiências na sala de edição do episódio do programa “Reign Times”. Isto mostra mais uma vez quão viva é a cena cultural austríaca e quantos talentos trabalham nos bastidores.
Homenagens a Johann Strauss
Ao mesmo tempo, as celebrações do 200º aniversário de Johann Strauss (filho) ocorreram na Câmara Municipal de Viena. A cidade homenageou as diversas facetas da obra do compositor, cujas melodias permanecem indissociavelmente ligadas à história de Viena. Com suas obras imortais, Strauss teve um impacto duradouro na paisagem urbana e na diversão cultural.
Uma olhada na diversificada paisagem teatral de Viena mostra que o Teatro Johann Strauss, inaugurado em 1908, faz parte da história do teatro de opereta vienense. Depois de uma história agitada marcada por dificuldades financeiras e reformas, o teatro se destacou com uma impressionante capacidade para 1.192 pessoas. Foi o primeiro teatro de opereta vienense e ainda hoje é parte integrante da oferta cultural da cidade. A última grande reforma foi realizada em 1978, quando o antigo teatro foi demolido e um novo prédio foi construído.
panorama
Através da combinação de teatro e música, como pode ser visto nos acontecimentos atuais, bem como na história do Teatro Johann Strauss e na obra de Matthias Hartmann, Viena continua a ser um centro de criatividade e intercâmbio cultural. A cidade parece bem preparada para os próximos desafios culturais e continuará a servir como palco para produções inovadoras e comoventes.