Ringturm de Viena ilumina-se: a arte polaca une culturas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 16 de junho de 2025, o novo invólucro artístico do Ringturm de Viena foi cerimoniosamente inaugurado por Marcin Maciejowski.

Am 16. Juni 2025 wurde die neue künstlerische Verhüllung des Wiener Ringturms von Marcin Maciejowski feierlich eröffnet.
Em 16 de junho de 2025, o novo invólucro artístico do Ringturm de Viena foi cerimoniosamente inaugurado por Marcin Maciejowski.

Ringturm de Viena ilumina-se: a arte polaca une culturas!

O Ringturm de Viena brilhou com novo esplendor em 16 de junho de 2025. Numerosos convidados da cultura e da política polacas reuniram-se na cerimónia de abertura do invólucro artístico, que foi desenhado pelo artista polaco Marcin Maciejowski.
O novo invólucro, intitulado “Conectando Histórias”, cobre uma área de mais de 4.000 metros quadrados e representa a 17ª obra artística a ser realizada neste edifício icônico. O Ringturm, com 73 metros de altura, foi inaugurado em 1955 e celebrou seu 70º aniversário em 14 de junho de 2025.

Os convidados de honra incluíram a Dra. Jolanta Miśkowiec, diretora do Instituto Polonês em Viena, e o Dr. Thomas Zehetner, conselheiro de política externa do Vice-Chanceler. Na inauguração, o Ringturm foi destacado como símbolo de amizade internacional e intercâmbio cultural. Zehetner enfatizou que o Ringturm não é apenas um destaque arquitetônico de Viena, mas também um lugar que constrói pontes entre culturas. Meu distrito informa que...

A arte como conexão entre mundos

Marcin Maciejowski vê a sua arte como uma forma de criar uma ligação entre o mundo interior e o espaço público. Seu trabalho é descrito como uma biblioteca enorme que torna visíveis pensamentos e histórias. “Os livros são as janelas para o mundo”, explica o artista, dando uma ideia das suas intenções. OTS acrescenta que…

O modernismo arquitetónico em Cracóvia está atualmente em destaque numa exposição no Ringturm, que estará patente até 20 de junho. Esta exposição é mais um passo para tornar a arte polaca contemporânea mais visível em Viena. O líder distrital Markus Figl (ÖVP) elogiou a iniciativa, que pretende atrair não apenas os entusiastas da arte, mas também um público mais amplo.

Intercâmbio cultural em foco

A obra de arte estará visível no Ringturm até o final de setembro. Os materiais são então transformados em compradores da moda, conferindo à instalação uma dimensão adicional e ao mesmo tempo sustentável. Mag. Robert Lasshofer, Presidente do Conselho de Administração do Wiener Städtische Versicherungsverein, sublinhou o significado simbólico do uso do véu para as relações austro-polacas. “A arte pode criar conexões e é exatamente isso que queremos alcançar com o nosso projeto”, diz Lasshofer. Meu distrito enfatiza que...

Com esta impressionante instalação artística, o Ringturm dá mais uma vez um exemplo de intercâmbio cultural e celebração da diversidade em Viena. Será emocionante ver quais histórias e inspiração criativa este novo envoltório produzirá nos próximos meses.