Viena inicia novo projeto contra a criminalidade juvenil: Sistema de camaradagem para crianças!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 1 de Outubro, Viena iniciará um projecto piloto para prevenir a criminalidade juvenil através de um sistema de camaradagem para crianças menores de idade.

Wien startet am 1. Oktober ein Pilotprojekt zur Prävention von Jugendkriminalität durch ein Buddy-System für straffunmündige Kinder.
No dia 1 de Outubro, Viena iniciará um projecto piloto para prevenir a criminalidade juvenil através de um sistema de camaradagem para crianças menores de idade.

Viena inicia novo projeto contra a criminalidade juvenil: Sistema de camaradagem para crianças!

Um novo projecto-piloto está em fase de arranque em Viena e trata dos desafios da criminalidade entre crianças menores de idade. Um grupo de trabalho vienense desenvolveu cinco pontos centrais para combater especificamente o aumento da criminalidade juvenil. A partir de 1º de outubro de 2025, será lançado um sistema de “camaradagem” que abrirá novas perspectivas para crianças de 10 a 14 anos.

A vice-prefeita Bettina Emmerling, Johannes Köhler do Bem-Estar de Crianças e Jovens de Viena e Christian Reiner da associação “Save the Child” apresentaram o projeto. A cidade escolheu este último para assumir a responsabilidade pelo projeto. Para o primeiro ano estão previstos custos de cerca de 500 mil euros e serão incluídas 14 a 20 crianças no programa, que se baseia no trabalho voluntário e é realizado em estreita cooperação com a polícia estadual.

Foco na prevenção

Os objetivos centrais do projeto estão claramente definidos. O grupo de trabalho de Viena sublinhou que é essencial uma ligação estreita com escolas, pais e organizações sociais. As crianças participam de reuniões regulares que devem ocorrer pelo menos três vezes por semana. Aqui, os participantes vivenciam novas atividades, como boliche ou excursões, acompanhados por funcionários treinados, para promover experiências positivas.

A iniciativa não é coincidência: o número de crimes cometidos por menores na Áustria aumentou acentuadamente nos últimos anos. De acordo com as estatísticas mais recentes, o número de queixas contra crianças dos 10 aos 14 anos aumentou de 6.311 em 2014 para 9.730 em 2023, uma tendência preocupante que também exigiu o reconhecimento dos ministérios federais.

Desafios em nosso ambiente

A situação é particularmente difícil em Viena, onde se observa violência entre gangues de jovens e um aumento da criminalidade. Os menores infratores graves estão frequentemente envolvidos em atividades ilegais, como tráfico de drogas ou roubos. Estas crianças, muitas vezes oriundas de meios problemáticos, não só têm de lidar com a sua criminalidade, mas também com profundos défices sociais devido ao abuso ou à dependência no seu ambiente.

A polícia de Viena relata que gangues de jovens lutam por influência nos parques, enquanto conflitos de motivação étnica entre grupos de diferentes nações vêm à tona. Isto levou as autoridades a desenvolver um conceito abrangente de prevenção e intervenção, a fim de combater eficazmente a criminalidade juvenil.

Perspectivas e medidas futuras

Uma parte importante da estratégia consiste também em medidas jurídicas, como um projeto de alteração à Lei da Polícia de Segurança, que visa prevenir melhor os ataques perigosos cometidos por menores. Além disso, foram criadas zonas de proibição de armas, como a da Reumannplatz, para garantir mais segurança.

O projecto “Buddy” planeado faz, portanto, parte de uma estratégia mais ampla que inclui, entre outras coisas, o reforço dos serviços de aconselhamento e a localização de instalações fechadas. Os iniciadores esperam que estas novas medidas não só apoiem as crianças, mas também conduzam a um alívio notável para a sociedade.

O sucesso desta iniciativa dependerá certamente também da evolução da criminalidade juvenil. Resta esperar que as crianças afectadas recebam o apoio necessário e possam encontrar o caminho da criminalidade para um futuro positivo.