Viena continua em risco para a UNESCO: projeto Heumarkt sob críticas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena permanecerá na Lista Vermelha do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2025. O foco está no projeto Heumarkt e no desenvolvimento urbano.

Wien bleibt 2025 auf der Roten Liste des UNESCO-Welterbes. Heumarkt-Projekt und Stadtentwicklung stehen im Fokus.
Viena permanecerá na Lista Vermelha do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2025. O foco está no projeto Heumarkt e no desenvolvimento urbano.

Viena continua em risco para a UNESCO: projeto Heumarkt sob críticas!

Viena permanece na Lista Vermelha do Patrimônio Mundial da UNESCO em Perigo. Um projecto de decisão, que está à disposição do MeinBezirk, mostra claramente que a UNESCO vê o controverso projecto “HeumarktNeu” em particular como o principal ponto de crítica. Viena tem sido criticada por este desenvolvimento urbano desde 2017 e não encontrou uma saída da lista. A prefeitura já havia tentado excluí-lo em 2022, o que não obteve sucesso. De novo correio relatado, mesmo as esperanças de ser removido da lista em 2025 não puderam ser concretizadas.

O conflito em torno do Heumarkt emergiu como um obstáculo importante para a cidade. O investidor do projeto Michael Tojner ainda não fez nenhum progresso ou redimensionamento no projeto Heumarkt. A UNESCO pede agora um projecto revisto com base em quatro opções existentes. Estas opções incluem, entre outras coisas, a redução do tamanho do edifício planeado, a fim de melhor se enquadrar na paisagem histórica da cidade.

Os planos e desafios

As diferentes variantes do projecto Heumarkt proporcionam certamente abordagens interessantes. Uma delas, por exemplo, exigiria que a estrutura do edifício fosse adaptada à altura das casas de estilo guilhermino circundantes. Outra, que seria favorável ao investidor, prevê que a torre residencial seja mais baixa que a do existente Hotel Intercontinental. Neste momento, porém, todos os planos anteriores prevêem que a torre residencial seja mais alta que este hotel, que a UNESCO vê de forma crítica.

Viena está na lista vermelha não só por causa do projecto Heumarkt, mas também por causa de outros projectos de desenvolvimento urbano. Estas incluem a construção planejada de um hotel em Schwarzenbergpark e a construção de um museu subterrâneo no Palácio Belvedere, bem como as estações de metrô Rathaus e Frankhplatz. Graças a Deus há pelo menos um feedback positivo da UNESCO e eles apenas solicitam informações sobre o andamento do projeto, em particular a avaliação de impacto ambiental (EIA) das estações de metrô.

O valor cultural de Viena

O centro histórico de Viena não é apenas um importante desafio de desenvolvimento urbano, mas também um património cultural que está registado como Património Mundial da UNESCO desde 2001. Abrange uma área total de 371 hectares e é um centro central da história europeia. Originalmente fundada como um acampamento legionário romano, Viena tornou-se um próspero centro comercial ao longo dos séculos, especialmente sob o domínio dos Babenbergs e dos Habsburgos.

Particularmente dignas de nota são as obras arquitetônicas como a Catedral de Santo Estêvão e o Hofburg, que estão significativamente ligadas à dinastia dos Habsburgos. Esta história, que cresceu ao longo dos séculos, faz de Viena um centro cultural que brilha não só pelos seus edifícios, mas também por importantes personalidades da música e da ciência. Compositores como Mozart, Beethoven e muitos outros deixaram a sua marca em Viena.

A UNESCO espera agora que a cidade de Viena forneça um relatório atualizado sobre a situação do projeto Heumarkt até 1 de fevereiro de 2026, o mais tardar. Uma missão de peritos avaliará então a situação. As reações políticas em Viena estão divididas; Enquanto o governo da cidade elogia o progresso nos outros projectos, os partidos da oposição criticam a situação não resolvida no Heumarkt e as consequências a longo prazo para o estatuto de Viena como Património Mundial da UNESCO. A incorporadora imobiliária Wertinvest tem uma visão tranquila do assunto e enfatiza que aguarda uma decisão das autoridades.

A lacuna entre o desejo de desenvolvimento urbano e a preservação do património histórico continua a ser estimulante em Viena. Ainda não está claro se e como o projeto Heumarkt se desenvolverá, por enquanto, mas uma coisa é certa: manter o status de patrimônio mundial é a principal prioridade da cidade.