Os preços dos transportes públicos e do estacionamento em Viena estão a aumentar até 30 por cento!
A partir de Janeiro de 2026, os preços dos transportes públicos e do estacionamento em Viena aumentarão dramaticamente. Cidadãos e políticos expressam críticas.

Os preços dos transportes públicos e do estacionamento em Viena estão a aumentar até 30 por cento!
A partir de 1º de janeiro de 2026, será caro para muitos vienenses. A cidade está aumentando os preços do transporte público e as taxas de estacionamento em até 30%. A medida, decidida pela prefeitura, recebeu fortes críticas. O preço do bilhete anual Wiener Linien passará de 365 euros para 467 euros, o que corresponde a um aumento de 28 por cento. As versões digitais também não são mais baratas: o preço aqui é de 461 euros.
Além disso, uma única viagem em transportes públicos custará 3,20 euros (digitalmente 3 euros). Futuramente, os passageiros terão de pagar 10,20 euros (digitalmente 9,70 euros) por um bilhete de 24 horas, enquanto o bilhete de 7 dias custará 28,90 euros (digitalmente 25,20 euros). As taxas de estacionamento também estão a aumentar dramaticamente: a taxa de estacionamento aumenta de 10 euros para 13 euros por mês, e a taxa do bilhete de estacionamento de 30 minutos será em breve de 1,30 euros. Na prática, o preço dos 60 minutos também será superior, nos 2,60 euros (90 minutos: 3,90 euros; 120 minutos: 5,20 euros). A única exceção é o bilhete de estacionamento de 15 minutos, que continua gratuito.
Críticas ao governo da cidade
Os aumentos de preços fazem parte de uma estratégia mais ampla do governo municipal que visa melhorar a infraestrutura de transporte público. No entanto, isto não é bem recebido por todos os cidadãos. Markus Figl, diretor-gerente do partido regional de Viena, vê os aumentos como um enorme fardo para a população. Ele exige que a Wiener Linien finalmente aumente a sua eficiência e realize reformas internas em vez de introduzir continuamente novas taxas.
A porta-voz dos transportes do SPÖ, Elisabeth Olischar, também expressa a sua preocupação. Ela considera o aumento dos preços um retrocesso na mobilidade amiga do clima. Manfred Juraczka, da NEOS, critica a estratégia financeira da cidade e acredita que os motoristas também sofrem com estes novos encargos. Ele apela a uma política sustentável que alivie o fardo dos cidadãos e regule melhor as finanças da cidade. Os três políticos concordam: os cidadãos precisam que os fundos sejam geridos de forma mais eficiente, em vez de serem constantemente punidos com novas taxas.
A evolução actual levanta questões: Será que o aumento dos preços conduzirá realmente a melhorias nas infra-estruturas ou será apenas um passo para tapar um buraco financeiro? A população de Viena continua curiosa para saber se o governo municipal implementará reformas no futuro ou continuará a aumentar os preços.
Você pode descobrir mais sobre os detalhes dos aumentos de preços nos relatórios de dunav.at e orf.at. Fornece mais informações sobre a discussão política sobre essas medidas ots.at.