70 anos de Hübler: Como Viena celebra sua cultura de cafeteria!
A confeitaria Hübler em Hernals celebrou 70 anos de tradição e artesanato vienense no coração do 17º distrito.

70 anos de Hübler: Como Viena celebra sua cultura de cafeteria!
Em 29 de setembro de 2025, a confeitaria Hübler em Hernals celebrou um aniversário impressionante: 70 anos de tradição familiar estão sob a estrela da cultura cafeeira vienense. Fundada em 1955 por Johann e Maria Hübler como uma modesta confeitaria, a empresa tornou-se uma das últimas confeitarias produtoras do 17º distrito e é um popular ponto de encontro dos vienenses. Gastro.news informou que o aniversário reuniu vários parceiros, funcionários e convidados regulares para celebrar a longa história e o futuro de sucesso da empresa.
Olhando um pouco para trás: apenas dez anos após a fundação da empresa, a família deu o passo para expandir o seu negócio e abriu a sua própria cafetaria em 1970. Isto enquadra-se perfeitamente na cultura da cafetaria austríaca, que desempenha um papel central em Viena. Esta cultura não é apenas um local de diversão, mas também um importante espaço de intercâmbio social e criatividade. Desde outubro de 2011, a “cultura vienense dos cafés” foi incluída na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO austríaca, como observa a Wikipedia.
Arte e tradição da confeitaria
A linha de produtos da Hübler inclui doces e sanduíches dinamarqueses recém-assados, que são muito populares entre os hóspedes. A confeitaria também abastece renomados hotéis e cafés vienenses com suas iguarias. “Atribuímos grande importância à qualidade e ao artesanato”, enfatizam os atuais diretores-gerentes Alexander e Martina Hübler. Alexander assumiu a gestão na década de 1990 e, com apenas 26 anos, tornou-se o mais jovem chef pasteleiro independente de Viena.
Outra indicação da cultura distintiva dos cafés vienenses pode ser encontrada na atmosfera especial: estes estabelecimentos não são apenas para café, mas também para estar juntos. “Aqui você consome tempo e espaço, mas só o café está na conta”, afirma a UNESCO, descrevendo a essência desta cultura. As características típicas são as mesas de mármore, as cadeiras Thonet e o mobiliário interior histórico, que carregam tantas memórias e experiências. Basta pensar na música noturna do piano ou nas leituras que acontecem em muitos cafés para manter viva a arte e a literatura.
O futuro da cafeteria
Apesar de desafios como o declínio da “morte dos cafés” na década de 1950 e a influência do turismo, muitos cafés vienenses clássicos estão a regressar. A Hübler é um excelente exemplo de como a tradição pode ser combinada com os padrões modernos. Após extensas reformas nos últimos anos, a confeitaria Hübler é agora, mais do que nunca, um lugar onde gerações se reúnem.
A relevância das cafeterias vai além da sua função de estabelecimento. São locais de comunicação literária transnacional e desempenharam um papel importante na história de Viena. Os Iguais, que já foram considerados um domínio masculino, tornaram-se espaços valiosos de diálogo desde que foram abertos às mulheres em 1856. Não apenas amigos, mas também muitas mentes criativas se reúnem aqui para discutir ideias e criar trabalhos.
Neste sentido, não só a confeitaria Hübler, mas também toda a cultura dos cafés é um património vivo que precisa de ser mantido. Nos próximos anos, com o seu empenho e paixão, os Hüblers querem continuar a oferecer um lugar no coração de Viena que combine tradição e inovação. O lema permanece: café, diversão e diversão – isso é Viena!