Sepulturas profanadas: investigações sobre vandalismo na Baixa Áustria!
Profanações de graves em Viena e na Baixa Áustria: Mais de 60 casos desde 2024, as investigações estão em curso. Detalhes de suspeita de vandalismo.

Sepulturas profanadas: investigações sobre vandalismo na Baixa Áustria!
As últimas semanas causaram horror na Baixa Áustria e em Viena. Os túmulos foram abertos à força em vários cemitérios, incluindo dois na Baixa Áustria. De acordo com 5min.at, houve um total de 21 casos: 13 em Weidling (município de Klosterneuburg) e 8 em Wagram (distrito de Tulln). Os caixões foram arrombados ou cortados - isso não é apenas um ataque aos falecidos, mas também aos sentimentos de seus parentes.
Os incidentes não estão acontecendo pela primeira vez. Em Viena já ocorreram 60 casos de profanação de sepulturas desde o verão de 2024, o que também horroriza muitas pessoas. É particularmente trágico que entre as sepulturas profanadas existam também as dos ciganos, dos sinti e dos sobreviventes do Holocausto. Acontece que o vandalismo nesta forma não é um fenómeno isolado e deve ser processado. A Delegacia de Polícia Criminal do Estado assumiu agora a investigação dos casos atuais. No entanto, atualmente não há evidências do autor do crime.
Uma olhada nas graves profanações
A profanação de túmulos, conforme descrita aqui, é muito mais do que apenas um ato terrível contra os mortos; é também uma violação do sentimento de piedade dos enlutados. De acordo com a Wikipedia, este dano deliberado ou destruição de sepulturas constitui um crime que pode ser processado na Áustria ao abrigo da Secção 190 do Código Penal. A opinião predominante é que isto viola tanto os direitos pessoais post-mortem do falecido como os sentimentos dos familiares. Tais actos não só representam uma enorme perda de confiança na comunidade, mas também representam uma grave violação moral.
A discussão sobre a profanação de sepulturas é um tema altamente sensível em muitos países. Embora haja debate na Alemanha sobre as definições exactas das infracções, as leis na Áustria são claras: qualquer intervenção não autorizada numa sepultura pode ser considerada uma infracção administrativa de acordo com os regulamentos do cemitério. Em alguns casos, isto pode até constituir roubo se os itens forem removidos das sepulturas.
Os recentes incidentes na Baixa Áustria e em Viena mostram que estes actos chocantes continuam a representar um sério desafio para a sociedade. A investigação está em pleno andamento – e permanece a esperança de que os perpetradores possam em breve ser levados à justiça. Tais ações não devem ficar sem consequências porque violam o sentimento de segurança e respeito que cada pessoa merece – mesmo após a sua morte.
Para mais informações sobre a investigação atual, você pode ler o artigo da ORF Niederösterreich.