Comemoração em Viena: ORF dedica-se aos pogroms de novembro de 1938

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A ORF comemorará os pogroms de novembro de 1938 nos dias 4 e 11 de novembro de 2025 com documentários sobre a Viena judaica e o anti-semitismo.

ORF gedenkt am 4. und 11. November 2025 der Novemberpogrome 1938 mit Dokumentationen über jüdisches Wien und Antisemitismus.
A ORF comemorará os pogroms de novembro de 1938 nos dias 4 e 11 de novembro de 2025 com documentários sobre a Viena judaica e o anti-semitismo.

Comemoração em Viena: ORF dedica-se aos pogroms de novembro de 1938

Hoje em Viena há uma importante comemoração dos pogroms de 9 a 10 de novembro de 1938. Para tal, a ORF lançou um programa multimédia que se centra na memória das vítimas do terror nazi e na história judaica de Viena. A partir de terça-feira haverá reportagens abrangentes nos canais ORF 2, ORF III, Ö1 e ORF ON. KURIER relata que A apresentadora Danielle Spera apresentará a série de duas partes “Viena Judaica” nos dias 4 e 11 de novembro de 2025 às 20h15. na ORF III.

O gerente de programa da ORF III, Peter Schöber, enfatiza a responsabilidade da emissora na luta contra o antissemitismo. O objetivo das ações é tornar visíveis as conexões históricas e promover um diálogo sobre o passado, o presente e o futuro. É particularmente importante abordar ativamente e abordar o anti-semitismo latente, que se expressa em códigos e insinuações. Em vez de aceitarmos o passado, deveríamos encorajar a discussão destas questões.

Programa diversificado

A semana de eventos oferece uma ampla gama de conteúdos televisivos. No dia 4 de novembro às 23h05. será exibido o documentário “criss-cross: one family – two worlds” de Peter Mahler, no qual ele lança luz sobre sua própria história familiar, caracterizada por um avô judeu e um homem da SS. Outras estreias incluem “Out of the Frame” com Karl Hohenlohe no Museu Judaico de Viena às 22h40. e “História Hoje – Gênios Expulsos da Áustria” no sábado às 19h50.

O filme “O Falsificador de Passaportes – Resistência Subterrânea” sobre o combatente da resistência Cioma Schönhaus também será transmitido no dia 7 de novembro, às 22h35. “The Guardian of Memory – Daliah Hindler” segue-se no dia 9 de novembro, às 12h30, e centra-se no trabalho memorial e de memória em Viena. As produções de Robert Gokl que tratam do antissemitismo também complementam a programação, por exemplo em “Pessoas & Poderes” e “Velho Ódio, Nova Loucura”. Clássicos de ficção como “Martha Liebermann – Uma Vida Roubada” e “A Lista de Schindler” completam a oferta diversificada.

Conversas e streaming

Ö1 presta especial atenção ao trabalho de memória sem testemunhas contemporâneas, que será discutido numa conversa na sexta-feira. Os programas também estão disponíveis para transmissão no ORF ON, e as gravações históricas podem ser encontradas no arquivo de vídeo. Além disso, ORF.at fornece informações sobre os próximos eventos comemorativos e, assim, oferece uma plataforma abrangente para discutir este importante tema.

Lidar com o anti-semitismo é particularmente importante hoje. O dossiê do BBP mostra que não há apenas um aumento de preconceitos latentes, mas também novas formas de anti-semitismo, que muitas vezes aparecem como anti-sionismo. Estes desenvolvimentos tornam os eventos comemorativos ainda mais relevantes e estimulam a discussão sobre as várias facetas do anti-semitismo. bpb que a imagem moderna do anti-semitismo mudou e que são necessárias medidas eficazes contra estas atitudes.

Através deste amplo programa e dos vários formatos, a ORF espera ter uma boa mão não só para informar os telespectadores, mas também para sensibilizá-los e promover um diálogo importante. Aceitar o passado e os caminhos errados da história é essencial para moldar um futuro comum melhor.