Cinco anos após o ataque terrorista: Viena lembra as vítimas do Triângulo das Bermudas

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2 de novembro de 2025, Viena comemora o aniversário de cinco anos do ataque terrorista no “Triângulo das Bermudas”. Participantes proeminentes lembram-se das vítimas.

Am 2.11.2025 gedenkt Wien des fünfjährigen Jahrestags des Terroranschlags im "Bermudadreieck". Prominente Teilnehmer erinnern an die Opfer.
Em 2 de novembro de 2025, Viena comemora o aniversário de cinco anos do ataque terrorista no “Triângulo das Bermudas”. Participantes proeminentes lembram-se das vítimas.

Cinco anos após o ataque terrorista: Viena lembra as vítimas do Triângulo das Bermudas

O dia 2 de novembro de 2025 marca o quinto aniversário do terrível ataque terrorista no centro de Viena, que chocou não só a cidade, mas toda a Áustria. Neste ataque cobarde, quatro pessoas perderam a vida e mais de 20 ficaram feridas quando um islamista de 20 anos abriu fogo contra transeuntes no popular “Triângulo das Bermudas”, um bairro popular de diversão nocturna, em 2 de Novembro de 2020. O autor do crime foi capturado e morto pela polícia apenas nove minutos depois.

Para lembrar os mortos e apoiar os afetados, um evento memorial ocorreu hoje em Desider-Friedmann-Platz, perto do local do ataque. Entre os convidados estão muitos representantes políticos de alto escalão, incluindo o vice-chanceler Andreas Babler do SPÖ e o prefeito de Viena, Michael Ludwig, também do SPÖ. O ex-chanceler Karl Nehammer do ÖVP também insistiu em estar presente nesta ocasião honrosa.

Representação política e ausência

Além disso, numerosas outras personalidades estiveram presentes, incluindo o Ministro do Interior Gerhard Karner (ÖVP), o Secretário de Estado Jörg Leichtfried (SPÖ) e a membro do Conselho Nacional Martina von Künsberg Sarre do Neos. O Diretor Geral de Segurança Pública, Franz Ruf, e o Chefe da Polícia Estadual Gerhard Pürstl também participaram da cerimônia. O Chanceler Federal Christian Stocker, que não pôde participar do evento memorial devido a uma cirurgia nas costas, também fez declarações claras.

“Hoje homenageamos as vítimas e mostramos aos enlutados que nossos pensamentos estão com eles”, disse Ludwig no evento. Independentemente das diferenças políticas, é importante permanecermos unidos contra o terrorismo e por uma sociedade segura, disse Babler. Este discurso altamente emocionante foi muito bem recebido e mostrou que, apesar da escuridão do que aconteceu na época, ainda há esperança de uma coexistência pacífica.

Memória e reflexão

O ataque deixou cicatrizes profundas e continua a ser uma questão actual para muitos vienenses e muitos austríacos. As comemorações não são apenas rituais, mas uma expressão de solidariedade e uma forte vontade de apoio mútuo. A segurança no centro da cidade foi e continua a ser uma questão importante – uma questão que nos preocupa a todos e que está na ordem do dia sempre que visitamos os habituais espaços de diversão noturna.

Você pode encontrar mais informações sobre o evento e os antecedentes do ataque no site correio e ORF Viena.