Wienwood 25: Estes edifícios de madeira estão a moldar o futuro de Viena!
Em 18 de setembro de 2025, os melhores edifícios de madeira foram homenageados no Wienwood 25 no Architekturzentrum Wien. Conheça os premiados!

Wienwood 25: Estes edifícios de madeira estão a moldar o futuro de Viena!
Em Viena, o amor pela madeira já não é segredo. Em 18 de setembro de 2025, os melhores edifícios de madeira da cidade receberam o renomado prêmio Wienwood no Centro de Arquitetura de Viena. Este tradicional prêmio, criado em 2005, comemorou este ano seu 20º aniversário. Este ano foram apresentados 36 projetos concluídos entre junho de 2015 e junho de 2021, e o júri especializado não teve escolha ao escolher quatro vencedores e ainda atribuir um prémio especial e três reconhecimentos, como Relatórios de correio.
O júri, composto por especialistas como Arno Ritter da aut. architektur und tirol, Markus Lackner, Sylvia Polleres da Holzforschung Austria e Astrid Staufer da TU Vienna, visualizaram as propostas durante uma visita de dois dias pela cidade. “Em contextos urbanos, a madeira é cada vez mais utilizada como material de construção resistente e para fachadas”, afirma Arno Ritter. O que foi particularmente positivo foi que o setor público promove ativamente a construção em madeira e assim fortalece o caráter inovador destes projetos, acrescenta. Construção em madeira Áustria.
Os premiados em foco
Os quatro projetos premiados demonstram de forma impressionante como a madeira impressiona tanto em pequena como em grande escala. O destacado loteamento **Villa Minimale** impressiona com uma área útil de apenas 35 m² e foi projetado por Clemens Kirsch Architektur. O **complexo residencial Woody** no 12º distrito mostra, com 85 apartamentos para aluguel em construção de madeira laminada cruzada, que a vida moderna também pode ser sustentável. Além disso, a **piscina de treinamento Großfeldsiedlung** com sua fachada de ripas de madeira foi premiada pela ARGE illiz Viena/Zurique. O quarteto é completado pela **Escola Rudolf Steiner** em Mauer, que impressiona pelas medidas de desmontagem e expansão de Dietrich Untertrifaller Architects e Andi Breuss.
Além destes quatro vencedores principais, o projeto **SchloR – Schöner Leben**, que se considera uma comunidade empresarial e residencial coletiva, recebeu um prêmio especial. Houve também reconhecimentos para o departamento de psiquiatria geral da Clínica Ottakring, o Sport & Fun Hall em Leopoldstadt e o edifício residencial Haus P no Garden Village.
Um investimento no futuro
O Prémio Wienwood, atribuído pela proHolz Austria em estreita cooperação com a cidade de Viena e apoiado pela Wiener Städtische Versicherung, não é apenas um sinal de apreço pela excelência arquitectónica, mas também uma importante medida de financiamento para métodos de construção sustentáveis. Um total de 15.000 euros em prémios monetários está disponível para os projetos vencedores. E ainda por cima, os projetos de construção premiados serão automaticamente nomeados para o Prémio do Estado Austríaco para a Construção em Madeira, que será atribuído pela primeira vez em 2026.
O desenvolvimento no cenário da construção em madeira vienense é promissor. Os projetos impressionam pela alta qualidade e inovação. A madeira não é apenas popular em pequena escala, mas também é cada vez mais utilizada em grandes complexos residenciais e novos edifícios hospitalares, muitas vezes em combinação com argila e outros materiais alternativos.
De novo proMadeira Como observa no seu relatório, estes projectos sublinham que o cenário arquitectónico vienense está a pensar fortemente no futuro - e depende de um dos materiais de construção mais antigos mas mais importantes: a madeira.