Carro estacionado na varanda: polícia intervém e causa rebuliço!
Um motorista vienense estacionou o veículo na varanda. A polícia exigiu que fosse retirado devido ao risco de incêndio.

Carro estacionado na varanda: polícia intervém e causa rebuliço!
Um caso muito especial está causando polêmica em Viena: Dezic, de 28 anos, estacionou o carro na varanda sem mais delongas. Isso levou a uma reviravolta inesperada quando ele recebeu uma correspondência da polícia uma semana depois. Este pediu-lhe que removesse o veículo imediatamente devido a um potencial risco de incêndio. Na sexta-feira passada chegou a hora: o carro foi retirado da varanda pelas autoridades preocupadas. A previsão é que passe o inverno no salão da empresa de Dezic. No entanto, essas práticas criativas de estacionamento apresentam um aspecto bastante sério, pois violam as regras de trânsito existentes.
Na Áustria, tal como na Alemanha, existem regras claras para estacionar e parar que todos os proprietários de veículos devem conhecer. Por exemplo, os sinais de proibição de estacionamento não devem ser vistos apenas como uma recomendação - são também uma proibição de estacionamento. Quem não cumprir poderá enfrentar penalidades severas. A violação da proibição de estacionamento pode resultar em multas de 25 a 100 euros e, se causar uma obstrução, muitas vezes perde pontos na sua carta de condução, como explica o site da ADAC ADAC.
Violações de estacionamento e suas consequências
Um dos erros de interpretação mais comuns diz respeito ao estacionamento duplo. Isto não só não é permitido, mas também pode levar a multas elevadas. Em caso de deficiência, pode custar até 70 euros – e isso é apenas o lado financeiro. Em situações graves, o resultado é até pontos em Flensburg, segundo o portal de dinheiro para ônibus Bussgeldportal. Outro ponto que muitas vezes é esquecido é parar e estacionar em ciclovias. Isto também é proibido e pode ser punido com multas a partir de 55 euros.
Não é, portanto, surpreendente que as últimas alterações ao catálogo de multas tenham aumentado as sanções por infrações de paragem e estacionamento, por vezes drasticamente. Por exemplo, quem estacionar mais de três horas sem autorização de estacionamento pode esperar multas que podem ir até 40 euros. Estacionar em passeios sem a devida autorização passa a ser punido de forma mais severa – são possíveis multas de 55 a 100 euros, dependendo da deficiência e do risco.
É claro que existem exceções, por exemplo, para táxis que podem parar temporariamente na segunda fila, desde que não haja perturbações no trânsito. No entanto, estas exceções são poucas e raras e é aconselhável informar-se antecipadamente sobre a regulamentação aplicável para evitar surpresas desagradáveis. O caso de Dezic mostra de forma divertida como uma tentativa de estacionamento mal pensada pode não apenas causar problemas com a polícia, mas também se tornar uma fonte potencial de perigo.
No final, só podemos esperar que Dezic decida estacionar na garagem no futuro - pelo menos enquanto o inverno ainda estiver frio sobre a cidade. Afinal, nem todo mundo tem a sorte de estacionar seu veículo de forma tão exclusiva, mesmo que pareça bastante criativo em uma varanda.