Bat em um curso intensivo: quando a opereta se torna um palco político

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Theatre an der Wien comemora 200 anos de “Die Fledermaus” com a nova produção de Stefan Herheim em 5 de outubro de 2025.

Theater an der Wien feiert 200 Jahre "Die Fledermaus" mit der neuen Inszenierung von Stefan Herheim am 5.10.2025.
O Theatre an der Wien comemora 200 anos de “Die Fledermaus” com a nova produção de Stefan Herheim em 5 de outubro de 2025.

Bat em um curso intensivo: quando a opereta se torna um palco político

Um evento muito especial está sendo celebrado atualmente no Theatre an der Wien: a produção de “Die Fledermaus” de Johann Strauss, que estreou nesta venerável casa em 1874, é dedicada ao 200º aniversário do compositor. A performance, que estreou em 5 de outubro de 2025, começa com “Fidelio” de Beethoven e, além dos sons clássicos de Strauss, conta ainda com obras de Wagner, Verdi, Puccini, Lehár e Millöcker. Mas a produção dirigida por Stefan Herheim está polarizando.

“Die Fledermaus” é uma opereta em três atos, cujo libreto é de Richard Genée, e que atrai grande atenção pela sua encantadora mistura de teatro leve e música séria. A história confunde as fronteiras entre a realidade e a fantasia, entre a aristocracia e a vida cotidiana dos servos. Isso oferece espaço para inúmeras interpretações criativas. Herheim é conhecido por suas produções irreverentes e atrevidas, que também são perceptíveis nesta performance - a cenografia se transforma diversas vezes de auditório em prisão, o que provoca reviravoltas nos olhos do público.

Performance musical e encenação

A execução musical é realizada pela Orquestra Sinfônica de Viena sob a direção de Petr Popelka, mas há críticas mistas aqui. A interpretação é considerada difícil e demorada e o quadro musical geral é criticado como sobrecarregado. Apesar do ritmo acelerado da sequência cênica, muitos interlúdios parecem não fazer justiça à força da obra. Além disso, há a representação de nazistas no palco e o personagem Dr. Falke, que aqui é encenado como um nazista de ponta. O público permanece moderado em suas reações e a produção não é considerada escandalosa.

Falando no elenco: A qualidade aqui é mista. David Fischer, que interpreta Alfred, é destacado como o destaque da noite, enquanto Aline Wunderlin acerta as notas mais altas para Adele. Thomas Blondelle apresenta um desempenho sólido como Einstein, mas fica aquém das expectativas. Hulkar Sabirova como Rosalinde impressiona com seus poderosos ataques de soprano, mas falta-lhe expressão. Leon Košavic como Dr. Falke traz alegria ao palco, enquanto Kresimir Stražanac como Frank e Jana Kurucová como Príncipe Orlofsky também são mencionados positivamente. Alexander Kaimbacher como Dr. Blind e Ines Hengl-Pirker como Ida também recebem palavras gentis.

Uma olhada na recepção

As reações mornas do público lançam luz sobre se o gênero da opereta ainda é levado a sério hoje. Embora “Die Fledermaus” seja uma opereta mundialmente popular que continua a ser particularmente popular em Viena, permanece a questão de saber se a produção actual está à altura dos elevados padrões musicais e de canto que eram esperados na estreia, há 151 anos.

Como parte do programa de aniversário, o Theatre an der Wien integra numerosos eventos e informações sobre Johann Strauss e a sua música duradoura, que continuará a desempenhar um papel importante na vida cultural de Viena em 2025. Com um evento introdutório que começa 30 minutos antes do início da apresentação, o público tem a oportunidade de entrar no clima para a apresentação e compreender melhor o contexto.

Concluindo, a mais recente produção de “Die Fledermaus” pode ser vista tanto como uma homenagem ao legado de Strauss como como uma emocionante experiência na execução de operetas. Outras apresentações estão planejadas, e a influência de Johann Strauss na música permanece indiscutível - como uma viagem pela história musical, que culminou com suas valsas e operetas.

Para mais informações sobre outros eventos e a temporada 2025/26, acesse o site correio e isso Teatro em Viena.

Quellen: