Viena receberá o Centro magnus* de Saúde Sexual em 2026!
Viena abrirá a “clínica ambulatorial magnus*” para saúde sexual em 2026. O objetivo é fornecer cuidados e apoio abrangentes.

Viena receberá o Centro magnus* de Saúde Sexual em 2026!
Algo positivo está a acontecer em Viena no que diz respeito à saúde sexual: a “clínica ambulatorial magnus*” será inaugurada no primeiro trimestre de 2026. Este novo centro é operado pela Aids Hilfe Wien em estreita cooperação com a cidade de Viena e os prestadores de seguros de saúde (ÖGK, SVS, BVAEB). Este é um passo importante para melhorar os cuidados de saúde para todos os vienenses.
O “magnus*” oferecerá um conceito holístico que combina diagnóstico, terapia e prevenção. Além disso, há trabalho social e apoio psicossocial, reunidos sob o mesmo teto. A direção médica é assumida pelo Dr. Alexander Zoufaly, e a oferta será multilíngue e sem barreiras, o que garante acessibilidade central. Um total de cerca de 32.000 contactos deverá ser possível todos os anos. O vereador da Saúde, Peter Hacker, sublinha que o centro será um importante ponto de contacto para todos em Viena promoverem a sua saúde sexual - sem qualquer discriminação.
Serviços e objetivos
É particularmente importante que o “magnus*” também forneça opções de cuidados competentes para pessoas com VIH não seguradas. Este grupo-alvo é frequentemente estigmatizado e nem sempre tem acesso aos recursos de saúde necessários. O projecto visa proporcionar melhores cuidados à população vulnerável e ao público em geral e, em última análise, aliviar a pressão sobre os hospitais e áreas de prática privada.
Será criado um centro de competência estatística adicional para infecções sexualmente transmissíveis (IST) para garantir informação e prevenção bem fundamentadas. Isto também ajudará a intensificar o trabalho educativo, uma vez que a ignorância sobre o VIH e outras doenças sexualmente transmissíveis continua a ser um grande problema. A testagem regular e a prevenção através de preservativos são essenciais para reduzir a propagação do VIH e de outras IST. O uso de preservativos é, portanto, fortemente recomendado, especialmente quando se faz sexo com parceiros desconhecidos. saúde sexual.ch enfatizou.
Um modelo para o futuro
Para chamar a atenção para o assunto, também é homenageada a história de Magnus Hirschfeld, pioneiro em saúde sexual. O nome “magnus*” honra o seu compromisso e mostra que Viena está pronta para assumir um papel pioneiro nos cuidados de saúde sexual.
O ambulatório “magnus*” promete ser um local onde as pessoas possam promover a sua saúde sexual de forma autodeterminada e num ambiente protegido. Mal podemos esperar para ver como este projecto orientado para o futuro se desenvolverá e quais os efeitos positivos que terá na saúde do povo vienense. As informações sobre os inúmeros serviços e ofertas serão certamente divulgadas a tempo da inauguração para que todos os que necessitem possam usufruir das ofertas.