Operação de resgate em Viena: mulheres ressuscitadas após envenenamento por CO!
Aumento dos avisos de monóxido de carbono em Viena: Os bombeiros relatam incidentes críticos devido ao calor do verão e caldeiras a gás com defeito.

Operação de resgate em Viena: mulheres ressuscitadas após envenenamento por CO!
O calor do verão não traz apenas dias bonitos, mas também situações perigosas. Os serviços de emergência em Viena tiveram de ser mobilizados durante vários dias porque foram medidas concentrações significativamente aumentadas de monóxido de carbono (CO) nos agregados familiares. Duas mulheres, em particular, precisaram até de medidas de reanimação depois de terem sido vítimas de intoxicação aguda por CO, como relata Meu Distrito.
Os serviços de emergência ficaram em alerta à medida que os incidentes aumentavam. Em 26 de junho, uma mulher em Döbling perdeu a consciência enquanto tomava banho, enquanto em um incidente semelhante na Landstraße em 29 de junho, uma pessoa sem vida também foi encontrada no banheiro. Os bombeiros estabeleceram uma possível ligação às altas temperaturas, ao funcionamento de caldeiras a gás e de aparelhos móveis de ar condicionado.
Potencial de perigo das caldeiras a gás
As caldeiras a gás são frequentemente a fonte de envenenamento por CO, especialmente quando as temperaturas exteriores são elevadas e os dispositivos de extracção de ar estão a funcionar ao mesmo tempo. Esses dispositivos podem fazer com que os gases de exaustão não sejam descarregados adequadamente e se acumulem em ambientes residenciais, como mostra Hukendu. Os sintomas do envenenamento por monóxido de carbono são frequentemente ambíguos e variam de dores de cabeça a náuseas, tonturas e vertigens. Na pior das hipóteses, pode ocorrer perda de consciência e até morte.
As observações mostram que a maioria dos acidentes com monóxido de carbono ocorre durante o banho, especialmente quando os exaustores ou exaustores estão funcionando. Portanto, é particularmente importante ventilar bem nessas situações e fazer a manutenção regular do banho termal.
Precauções e avisos
O Corpo de Bombeiros pede cautela. A manutenção regular das caldeiras a gás e a inspeção da chaminé por especialistas são essenciais. Envolver um limpador de chaminés ao substituir ou instalar janelas e portas também pode ajudar. Recomenda-se a instalação de um detector de CO para fornecer aviso oportuno de concentrações críticas.
O monóxido de carbono é um gás inodoro e insípido – um perigo silencioso e insidioso. Os sinais iniciais de envenenamento costumam ser semelhantes aos da gripe e podem causar confusão e sérios problemas de saúde, como destaca Aponet. A exposição a longo prazo pode causar défices neurológicos e, em casos graves, até levar a condições potencialmente fatais.
Os residentes de Viena fariam bem em adoptar uma atitude proactiva. A ventilação e a manutenção regular são essenciais para manter a sua casa segura e evitar que o calor do verão se torne uma ameaça.