Finalmente! Linha principal do S-Bahn Viena volta a operar normalmente a partir de setembro

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como o S-Bahn de Viena será modernizado até setembro de 2025 para aumentar a qualidade e a confiabilidade.

Erfahren Sie, wie die S-Bahn Wien bis September 2025 modernisiert wird, um Qualität und Zuverlässigkeit zu steigern.
Descubra como o S-Bahn de Viena será modernizado até setembro de 2025 para aumentar a qualidade e a confiabilidade.

Finalmente! Linha principal do S-Bahn Viena volta a operar normalmente a partir de setembro

A linha principal do S-Bahn Viena comemora um avanço importante: assim ÖBB anunciado, as operações ferroviárias regulares entre Viena Praterstern e Viena Floridsdorf serão retomadas a partir de 1º de setembro de 2025. O início das aulas é normalmente aguardado com antecipação, mas este ano será particularmente enriquecido para muitos passageiros pelas obras de construção da linha principal do S-Bahn, que foram concluídas a tempo.

Um total de até 400 funcionários estiveram de plantão 24 horas por dia para concluir as extensas medidas de modernização dentro do prazo. Isto inclui, entre outras coisas, as extensões das plataformas das estações Wien Praterstern, Wien Traisengasse e Wien Handelskai, bem como a renovação da infra-estrutura ferroviária e das linhas aéreas. No futuro haverá comboios mais modernos e mais longos, com mais lugares para passageiros.

Medidas abrangentes de qualidade e confiabilidade

Uma grande vantagem dos trabalhos de modernização é o próximo sistema digital de controlo de comboios ETCS, cujos trabalhos preparatórios já estão em pleno andamento. O objetivo é melhorar de forma sustentável a qualidade e a confiabilidade do S-Bahn em toda a região oriental. As medidas de modernização também continuarão durante o horário normal de funcionamento.

A ÖBB trabalhou intensamente em um conceito de substituição abrangente durante os trabalhos de construção. Isto inclui um conceito de 2 linhas para o transporte ferroviário de substituição que integra o registo digital e a análise dos fluxos de passageiros. Além disso, foram introduzidos aumentos de frequência e horários estendidos de operação direta dos ônibus, a fim de oferecer aos passageiros e viajantes as melhores alternativas possíveis.

O olhar para o futuro

No entanto, as obras ainda não estão concluídas. Em setembro de 2025, os trabalhos de estacas perfuradas começarão no 3º distrito entre Viena Rennweg e Viena Mitte. Além disso, será necessário colocar o ETCS em funcionamento para o encerramento definitivo do troço entre Viena Praterstern e Viena Floridsdorf no verão de 2026. Esta medida é considerada um passo importante para a futura fiabilidade e eficiência do sistema S-Bahn.

As modernizações do S-Bahn fazem parte de um projeto maior de modernização que, segundo informações da S-Bahn Viena vai até dezembro de 2027. A obra centra-se em várias fases de construção, como entre Viena Leopoldau e Viena Floridsdorf, bem como as regiões de Viena Handelskai e Viena Traisengasse.

Extensas reformas de viadutos, pontes e muros de contenção também estão na agenda. Especialmente nos meses de verão, estão previstos mais encerramentos de rotas, a fim de realizar com eficiência as extensas obras de construção. Por exemplo, o troço entre Viena Floridsdorf e Viena Praterstern permanecerá completamente inutilizável em julho e agosto de 2024, bem como em 2025 e 2026. No entanto, os passageiros e viajantes podem contar com soluções de substituição bem pensadas fornecidas pela ÖBB, pela cidade de Viena e pela Wiener Linien.

Transporte público em foco

Enquanto o trabalho no S-Bahn avança, o... Linhas de Viena grande ênfase na modernização. No verão de 2025, o foco estará no U4 e em várias linhas de bonde. O U4 está a ser renovado entre Schottenring e Friedensbrücke, uma necessidade visto que a infra-estrutura do túnel tem mais de 120 anos. No período de 28 de junho a 1º de setembro, o tráfego será restrito de acordo, mas os passageiros poderão utilizar desvios e outras linhas.

As medidas de modernização em todo o sistema de transportes de Viena visam não só melhorar a infra-estrutura, mas também torná-la preparada para o futuro. E é exatamente disso que os passageiros e viajantes se beneficiam - mesmo que a estrada às vezes seja acidentada.