Drama na Volksoper: Killing Carmen celebra uma estreia única!
No dia 1º de outubro de 2025, a Volksoper de Viena celebrará a estreia de "KILLING CARMEN", uma adaptação inovadora do clássico de Bizet.

Drama na Volksoper: Killing Carmen celebra uma estreia única!
A mais recente adaptação do clássico “Carmen” de Georges Bizet é aguardada com grande expectativa na Volksoper de Viena. A estreia de “KILLING CARMEN” aconteceu no dia 27 de outubro de 2025 e já cativou os telespectadores. Como onlinemerker. com relatórios, o público pode esperar um enredo emocionante ambientado 13 anos após os eventos da ópera original.
A história acompanha Don José, que enfrenta sua execução após anos de prisão. Aqui, Morales reflete sobre acontecimentos passados no Lilla's Pastia's Bar. Os temas giram em torno do passado e das questões-chave: Carmen morre porque é uma femme fatale? E com isso, a liberdade morre? Nos flashbacks fica claro que Don José é seduzido por Carmen e que ela acaba escapando dele - um conflito clássico que atinge seu clímax trágico na praça de touros de Sevilha, quando Carmen é baleada.
A equipe criativa e a formação musical
A adaptação foi criada por uma talentosa equipe formada pelos diretores Nils Strunk e Lukas Schrenk e pelo diretor musical Gabriel Cazes. Sob a sua orientação, a peça não só é apresentada em três línguas – alemão, francês e inglês – com legendas, mas também com uma musicalidade dinâmica que retoma elementos do jazz, flamenco, musicais, pop e chanson. Numa combinação inteligente, as melodias de Bizet são reinterpretadas e podem brilhar sob uma luz moderna.
O elenco impressiona: Katia Ledoux faz o papel principal de Carmen, enquanto Anton Zetterholm pode ser visto como Don José. Stefan Czerny (Escamillo), Julia Edtmeier (Micaëla) e Florian Carove (Moralès) também estarão no palco. O conjunto é acompanhado por um quinteto liderado por Gabriel Cazes e garante um alto nível de diversão musical.
Crítica e audiência
A apresentação preliminar no Donauinselfest em 19 de junho de 2025 atraiu grande interesse e já recebeu muitos elogios. As críticas variam desde serem descritas como “inteligentes e comoventes” (Kurier) até “uma produção que agrada tanto aos recém-chegados como aos fãs experientes de ópera” (Der Standard). Vozes positivas também podem ser encontradas no Ópera Folclórica, que enfatiza que a performance é “animada, inteligente e espirituosa”.
Após as apresentações, os criadores e atores receberam aplausos duradouros, gritos de Bravi e aplausos de pé. A Volksoper de Viena também oferece ofertas combinadas que combinam a performance de “Carmen” e “KILLING CARMEN” e assim despertam a curiosidade sobre novas interpretações da famosa história.
Em resumo: “KILLING CARMEN” traz uma lufada de ar fresco a um clássico atemporal e pretende atrair o público tanto emocional quanto intelectualmente. A peça apoia-se nos ombros da lendária “Carmen”, que é apresentada anualmente em diversas cidades do mundo, como Wikipédia aguenta. Esta adaptação mantém-se próxima do original e ao mesmo tempo oferece uma reflexão crítica urgentemente necessária sobre o tema da culpa e das decisões passadas.