Cerimônia de inauguração do Parque Albert Schultz: coração verde para Viena!
Em 27 de outubro de 2025, terá início a construção do Parque Albert Schultz em Donaustadt, um novo espaço verde recreativo para Viena.

Cerimônia de inauguração do Parque Albert Schultz: coração verde para Viena!
Em 27 de outubro de 2025, chegou a hora: foi realizada cerimoniosamente a cerimônia de inauguração do novo Parque Albert Schultz na cidade do Danúbio. Com uma área total de 22.218 m², o parque será em breve um espaço verde de lazer para todos os vienenses. “Queremos criar espaços verdes atraentes que promovam a interação social”, explicou o vereador do Clima, Jürgen Czernohorszky, na abertura. O novo parque tem algumas características interessantes a oferecer que serão de grande interesse tanto para os residentes mais jovens como para os mais velhos da cidade.
O conceito inclui o cultivo de 252 novas árvores e a instalação de 11 pérgolas, distribuídas num total de 223 m². Além disso, uma grande área gramada de 12.052 m² está prevista para diversas atividades. Um espelho d’água de 65 m² – equipado com diversos jatos e mesa de barro – garante diversão e brincadeiras. Para atender às necessidades de consumo dos visitantes, também haverá quatro bebedouros no parque.
Oásis verdes para o clima urbano
O novo parque não é apenas um local de lazer, mas também contribui para a melhoria do microclima da cidade. Estudos mostram que as árvores urbanas podem contribuir significativamente para a proteção contra condições climáticas extremas e melhorar a qualidade do ar. Segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), os espaços verdes são essenciais para a qualidade de vida. Aumentar o número de árvores em pelo menos 30% pode reduzir drasticamente o número de horas de calor extremo na cidade e também reduzir o escoamento anual de água ( KIT ).
No futuro, o Parque Albert Schultz não só oferecerá um espaço recentemente concebido para actividades de lazer, mas também dará um contributo significativo para o aumento da biodiversidade em Viena. Serão criados 1.315 m² de canteiros perenes e gramíneos no parque para promover habitat para diversas espécies animais. Estas medidas são fundamentais para mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas.
Um lugar para todos
O principal objetivo do projeto do parque é criar um espaço acolhedor para toda a população. “As áreas sombreadas e o espaço de movimento são de grande importância”, observa Czernohorszky, e esta máxima certamente será concretizada no novo Parque Albert Schultz. As várias opções de lazer e fitness, bem como as inúmeras áreas de estar e de estar, convidam-no a deixar a vida quotidiana para trás e a relaxar no campo.
O Parque Albert Schultz é a prova de que Viena não só cria atividades de lazer atraentes, mas também trabalha ativamente para melhorar o clima da cidade e a qualidade de vida dos seus cidadãos. Uma etapa que é uma vitória tanto para os moradores quanto para o meio ambiente!