Principais fechamentos de vias em Viena: S-Bahn e metrô afetados no verão!
Kagran: Importantes obras de modernização no U1 até junho de 2025. S-Bahn S45 e U6 afetados. Opções de transferência disponíveis.

Principais fechamentos de vias em Viena: S-Bahn e metrô afetados no verão!
Viena enfrenta uma série de restrições nos transportes públicos enquanto são realizados extensos trabalhos de conservação e modernização. A linha S-Bahn S45 está atualmente interrompida devido a esta obra. “De agora até 12 de junho de 2025, o trecho entre Hernals e Handelskai não é transitável”, informa ÖAMTC. Um serviço ferroviário substituto com ônibus já foi criado para atender as paradas afetadas.
Para os passageiros, isto significa que devem procurar alternativas nas estações Vienna Hernals, Vienna Gersthof e Vienna Heiligenstadt, entre outras. No dia 12 de junho, outras restrições voltarão: O trecho entre Heiligenstadt e Handelskai ficará fechado até 23 de junho de 2025, com os mesmos regulamentos para o tráfego de substituição ferroviária.
Modernização das estações de metrô
Paralelamente, também estão sendo realizadas obras de modernização nas estações de metrô. As obras na estação Kagran U1 estão previstas até o final de junho de 2025. Os passageiros devem esperar uma parada na direção de Oberlaa, mas a opção de transferência adicional no Old Donau permanece. Além disso, a estação U6 Tscherttegasse será modernizada a partir de 12 de maio de 2025 e durará até dezembro. Também aqui é recomendado fazer baldeação em Meidling, pois a parada só é servida na direção de Siebenhirten.
Extenso trabalho de pista na cidade
O trabalho na pista anda de mãos dadas com uma ampla ofensiva de modernização do Wiener Linien. Isto inclui, entre outras coisas, a substituição de um total de 11 quilómetros de vias e a instalação de 45 novos interruptores, estando previstos cerca de 76 milhões de euros para estas medidas em 2025. Linhas de Viena dar especial atenção ao U4, cuja infra-estrutura de túneis tem mais de 120 anos. Os trabalhos para isso acontecerão entre 28 de junho e 1º de setembro de 2025.
Haverá também mudanças de pista no centro da cidade: entre 1º de julho e o final de agosto, as pistas do Kärntner Ring, Universitätsring e Schubertring serão substituídas. Isso resultará no redirecionamento das linhas D, 1, 2 e 71. Os passageiros podem esperar consolidação de intervalos para outras linhas.
As modernizações não se limitam apenas ao metrô e ao S-Bahn; As linhas de bonde também serão afetadas. Por exemplo, mais de 1.800 metros de trilhos serão substituídos na Hütteldorfer Straße, bem como em outros locais como Landstraßer Hauptstraße e Schlachthausgasse.
Inovações anunciadas
Além das obras existentes, também estão sendo planejadas novas linhas de bonde. A partir do outono de 2025, a linha 12 conectará os distritos 8, 9, 20 e 2, enquanto a linha 27 irá de Strebersdorf à estação U2 Aspern Nord. Além disso, a linha 18 entre o 2º e o 3º distritos será ampliada e uma nova linha de ônibus 73B será criada em Simmering. A partir da Páscoa de 2025, ele irá do Cemitério Central do 3º Portão até a estação Kaiserebersdorf S-Bahn.
Com estas medidas, a Wiener Linien pretende não só modernizar a infraestrutura, mas também garantir a fiabilidade do transporte público. De acordo com as previsões, dois milhões de passageiros beneficiam diariamente destas melhorias, enquanto o Wiener Linien atinge uma fiabilidade impressionante de 99 por cento para viagens diárias de mais de 100.000 quilómetros. As perspectivas para 2025 prometem um sistema de transportes que funcione bem na capital.