Arquitetura sustentável: Os melhores projetos concretos na Áustria 2025 escolhidos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 24 de junho de 2025, projetos inovadores foram homenageados no Prêmio Austríaco de Concreto, incluindo o projeto residencial sustentável Campo Breitenlee, em Viena.

Am 24. Juni 2025 wurden beim Österreichischen Betonpreis innovative Projekte ausgezeichnet, darunter das nachhaltige Wohnprojekt Campo Breitenlee in Wien.
Em 24 de junho de 2025, projetos inovadores foram homenageados no Prêmio Austríaco de Concreto, incluindo o projeto residencial sustentável Campo Breitenlee, em Viena.

Arquitetura sustentável: Os melhores projetos concretos na Áustria 2025 escolhidos!

Em 24 de junho de 2025, o Prêmio Austríaco de Concreto foi concedido no Museu Técnico de Viena. A cerimônia de premiação, que este ano teve um número recorde de 82 inscrições, homenageia projetos de construção inovadores realizados com o versátil material de construção concreto. Com um aumento de 25 projetos em comparação com 57 inscrições em 2023, fica demonstrada a crescente importância do prémio para a indústria da construção na Áustria. Alto OTS Christoph Ressler, membro do conselho da Beton Dialog Austria, enfatiza o importante papel do prêmio para a construção sustentável com concreto.

O júri especializado, presidido por Anja Fischer, examinou os projetos apresentados com base em aspetos como sustentabilidade, funcionalidade e design. Neste contexto, o betão estabeleceu-se como um material de construção insubstituível e inovador para construções com impacto neutro no clima. Diálogo Concreto destaques. Projetos de diversos setores, desde habitação até educação e revitalização, foram concorrendo para determinar os melhores em sua categoria.

Os projetos vencedores em detalhes

No setor de construção residencial, o projeto Campo Breitenlee em Viena-Donaustadt foi eleito o vencedor. Este distrito com mais energia não depende apenas de sistemas sustentáveis ​​de aquecimento e refrigeração, mas também utiliza energia 100% renovável. O segundo lugar foi para o projeto Lendmark em Graz, que impressiona pelas suas tecnologias inteligentes e alta eficiência de materiais.

O Future Art Lab da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena foi homenageado por seu edifício educacional e administrativo. O júri ficou impressionado com o uso inovador do concreto e com as excelentes propriedades acústicas do edifício. A escola primária e secundária Leopold-Kohr-Straße/Barbara-Prammer-Schule em Viena, que também utiliza o material de construção de forma eficiente, foi particularmente reconhecida.

Na área da revitalização, o Centro Cultural Mattersburg foi convincente, ao renovar respeitosamente um edifício brutalista de 1976. O Instituto Europeu de Patentes, Escritório de Viena, também recebeu reconhecimento pelo redesenho sustentável de um edifício existente da década de 1970.

Um olhar para o futuro

O próximo Prémio Austríaco para Concreto será atribuído em 2027. Até lá, numerosos novos projetos deverão ver a luz do dia. As propostas são diversas: desde escolas a edifícios residenciais e infraestruturas complexas, e dizem respeito tanto a edifícios novos como a renovações. Os projetos devem ter sido concluídos na Áustria entre 2020 e 2025 e, além da funcionalidade necessária, também apresentam um elevado grau de criatividade e conservação de recursos, como deixa claro o Beton Dialog.

O Prémio Austríaco de Concreto não só reconhece a força inovadora da indústria, mas também mostra o caminho para uma construção com impacto neutro no clima. O concreto como material de construção é considerado duradouro e disponível localmente, o que cria a base necessária para um futuro sustentável. Só podemos esperar que muitas mentes criativas sigam esta tendência e continuem a fazer avançar a indústria da construção na Áustria.