Viena inicia a revolução da energia geotérmica: 20.000 famílias serão neutras para o clima a partir de 2028!
O projeto de energia geotérmica “profunda” em Aspern, Viena, começará a perfurar em 2025 e deverá fornecer calor neutro para o clima a 20.000 famílias.

Viena inicia a revolução da energia geotérmica: 20.000 famílias serão neutras para o clima a partir de 2028!
Um novo marco para o futuro energético de Viena: O projecto de energia geotérmica “profunda” da OMV e da Wien Energie registou recentemente progressos significativos. Os trabalhos de perfuração em Seestadt Aspern foram concluídos com sucesso e podemos agora aguardar os resultados da análise da água a uma profundidade de cerca de 3.000 metros. A obra foi concluída em julho de 2025 e os planos para a próxima fase da instalação já estão tomando forma. Conforme anunciado pela cidade de Viena e pela empresa, o sistema acima do solo será construído após análise da água bombeada.
A meta ambiciosa? Ser neutro em termos climáticos até 2040. Para implementar a proteção ambiental ética, a energia geotérmica é vista como uma tecnologia fundamental. A partir de 2028, cerca de 20.000 famílias em Viena beneficiarão do novo sistema, que será conhecido pelo seu calor livre de emissões. Para um futuro sustentável, a cidade e as empresas contam com este projeto inovador e prometem uma produção térmica de cerca de 20 megawatts para operação.
Tecnologia e investimentos
A tecnologia de energia geotérmica profunda utiliza energia geotérmica de uma profundidade de mais de 300 metros. Em Viena, o “Conglomerado Aderklaaer” é formado aqui a uma profundidade de 3.000 metros. A água quente nesta profundidade pode atingir temperaturas de até 100 graus Celsius e é bombeada de um furo. A temperatura é usada para fornecer aquecimento através de um trocador de calor antes que a água resfriada seja devolvida ao subsolo através de um segundo furo. Este ciclo destina-se a garantir um fornecimento de calor constante a longo prazo.
O volume total deste investimento promissor é de 90 milhões de euros, e o Fundo para o Clima e Energia e o Ministério da Proteção Climática apoiam o projeto. A vereadora Ulrike Sima confirmou que a água está disponível e adequada para o projeto. Em comparação com outras fontes de energia, a utilização de energia geotérmica profunda é capaz de carga de base, renovável e neutra para o clima, o que leva a um papel cada vez mais importante no fornecimento de energia em Viena e na Alemanha, como explica o Ministério Federal da Investigação, Tecnologia e Espaço.
Informações e perspectivas
Para todos os interessados, um centro de informações será inaugurado na Seestadtstrasse 17, em 1220 Viena, a partir de janeiro de 2025. As pessoas podem encontrar informações mais detalhadas sobre o projeto aqui. O potencial desta tecnologia é elevado e poderia, teoricamente, cobrir o fornecimento de calor para até 200.000 residências. O desenvolvimento e a implementação de tais projetos são cruciais para alcançar os objetivos climáticos.
O que isso significa para o futuro fornecimento de energia? Uma abordagem orientada para a sustentabilidade não só beneficiará os habitantes das cidades, mas também poderá reduzir significativamente a dependência dos combustíveis fósseis e, assim, dar um enorme contributo para a protecção do clima. O projecto de energia geotérmica em Aspern é um passo na direcção certa para oferecer à população vienense uma alternativa de aquecimento segura e amiga do ambiente.
Globalmente, mostra que a energia geotérmica pode não só cobrir as necessidades domésticas de calor, mas também oferece uma grande oportunidade para um futuro climaticamente neutro. O projecto “profundo” poderá, portanto, ser inovador para as gerações futuras.