O mestre limpador de chaminés transforma a profissão em energia versátil!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como a profissão de limpador de chaminés está se desenvolvendo em Döbling e por que a educação sustentável para mulheres está sendo promovida.

Erfahren Sie, wie sich der Beruf des Rauchfangkehrers in Döbling entwickelt und warum nachhaltige Bildung für Frauen vorangetrieben wird.
Descubra como a profissão de limpador de chaminés está se desenvolvendo em Döbling e por que a educação sustentável para mulheres está sendo promovida.

O mestre limpador de chaminés transforma a profissão em energia versátil!

O trabalho de um limpador de chaminés está mudando. E não só pelas novas tecnologias, mas também pela tendência para a energia sustentável. Thomas Gollner, um experiente mestre limpa-chaminés de Viena, está empenhado na mudança. Ele trabalha por conta própria há 18 anos e dirige sua empresa em Schegargasse 1, no 19º distrito. Gollner assumiu a empresa em 2007 e desde então se consolidou como pioneira na formação de aprendizes, principalmente mulheres. Em maio de 2025, a sua empresa ganhou o prestigiado prémio “AmaZone” pelo seu compromisso especial na formação de raparigas e mulheres jovens em profissões técnicas. Gollner e sua equipe estão atualmente treinando dois aprendizes, incluindo uma estagiária.

“As mulheres não devem ser prejudicadas ou favorecidas no trabalho”, enfatiza Gollner. A profissão de limpa-chaminés, tradicionalmente vista como puramente física, evolui cada vez mais para a tecnologia. Gollner recebeu treinamento adicional nesta área, inclusive como consultor de energia e limpador de ventilação. “Vejo a necessidade de nós, limpadores de chaminés, nos tornarmos realmente versáteis”, explica ele. A formação contínua e a inspeção regular dos ventiladores de chaminé, especialmente na indústria da restauração, são essenciais para Gollner. Na sua opinião, o município também poderia atribuir esta tarefa aos limpa-chaminés.

Insights sobre treinamento

As experiências das jovens no local de trabalho mostram a mudança. Uma entrevistada, que regressou ao negócio dos pais como mestre limpa-chaminés, não tinha originalmente planeado entrar na profissão. Porém, após formação como escriturária e experiência em grandes empresas, decidiu se formar como limpador de chaminés. “A decisão veio do progresso técnico e da oportunidade de aliar o artesanato ao conhecimento técnico”, relata.

Em seu primeiro serviço de campo ela recebeu muitas críticas positivas. “Os clientes responderam com entusiasmo à jovem da área rural”, diz ela. O perfil profissional mudou nos últimos 25 anos; Novas atividades, como medições de gases de escape e testes de vazamento, são cada vez mais adicionadas. Como antigos amuletos da sorte, os limpa-chaminés ainda são responsáveis ​​pela segurança e eficiência dos sistemas de aquecimento. Gollner e o entrevistado concordam: para garantir jovens talentos, o perfil profissional deve ser conhecido e apresentado de forma positiva nas escolas.

A proteção ambiental como vocação

O trabalho de um limpador de chaminés agora também é visto na perspectiva da proteção ambiental. São considerados ambientalistas porque não só garantem a segurança dos sistemas de incêndio, mas também realizam medições de emissões para verificar as emissões de poluentes. Gollner enfatiza que esta responsabilidade está se tornando cada vez mais importante. Na sociedade, o limpador de chaminés ainda é visto como um amuleto de boa sorte, o que valoriza ainda mais a profissão.

Gollner incentiva seus aprendizes a permanecerem sempre interessados ​​e a superarem os desafios com paciência. Ele está pensando em criar um pool de treinamento para incentivar mais empresas a formar aprendizes. “Afinal, o contacto social com os nossos clientes e a vista sobre Viena não é apenas o meu trabalho, mas também a minha paixão”, conclui o mestre. Um trabalho emocionante que oferece muito mais do que a imagem tradicional de um limpador de chaminés.