Renovação do U4 em Viena-Mitte: plataforma fechada por quatro semanas para modernização!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de novembro de 2025, a plataforma U4 da estação Landstraße/Wien-Mitte entrará em operação novamente. Obra de reforma concluída!

Am 3. November 2025 wird der Bahnsteig der U4 an der Station Landstraße/Wien-Mitte wieder in Betrieb genommen. Sanierungsarbeiten abgeschlossen!
Em 3 de novembro de 2025, a plataforma U4 da estação Landstraße/Wien-Mitte entrará em operação novamente. Obra de reforma concluída!

Renovação do U4 em Viena-Mitte: plataforma fechada por quatro semanas para modernização!

Atenção moradores e viajantes! A partir de segunda-feira, 3 de novembro de 2025, terá início a reforma da plataforma U4 da estação Landstraße/Wien Mitte em direção a Hütteldorf. Esta medida, que vai durar até 5 de dezembro, significa que os comboios não vão parar em Viena-Mitte. Wiener Linien anunciou que as obras são extensas e que a estação ficará mais moderna e segura depois de concluída. As antigas lajes asfálticas serão substituídas por granito leve e o sistema de orientação para passageiros com deficiência visual será renovado. Além disso, o U4 permanecerá em pleno funcionamento durante toda a obra, o que é um sinal tranquilizador para os utilizadores, uma vez que os numerosos passageiros diários podem continuar a viajar sem grandes interrupções.

Outro ponto importante é a reforma recentemente concluída da plataforma em direção a Heiligenstadt, iniciada em 22 de setembro e concluída em 2 de novembro. A partir de segunda-feira, os passageiros podem esperar que os trens parem novamente conforme programado em Landstrasse/Wien-Mitte, enquanto haverá um desvio na direção de Hütteldorf. Um pequeno desvio, mas que pode valer a pena porque as novas instalações trazem uma lufada de ar fresco à estação ultrapassada.

Vários trabalhos de modernização

O trabalho em curso faz parte da grande ofensiva de modernização de Wiener Linien, “Especialmente em Rede”. Esta iniciativa prevê que um total de 223 milhões de euros sejam investidos em infraestruturas até 2024. Em cerca de 100 locais em Viena, a necessidade de manter e expandir a rede de transportes públicos está a ser abordada com martelos, cabos flexíveis e pás escavadoras. Muitas das medidas dificilmente são notadas pelos passageiros porque são maioritariamente planeadas durante períodos não operacionais ou de forma a que as operações diárias não sejam afetadas. Outra vantagem: a obra traz muitas vezes melhorias ao entorno, como a criação de ciclovias e espaços verdes.

Mas onde exatamente está ocorrendo a modernização? Entre outras coisas, estão previstas obras de construção de vias na Kreuzgasse, Wiedner Hauptstrasse e Universitätsstrasse. O metrô também foi afetado, já que estão planejadas várias substituições e reparos de interruptores para o U4, incluindo a substituição em Leopoldau e a renovação do sistema de conversão em Heiligenstadt. Todas estas medidas são necessárias para manter a 6ª maior rede de eléctricos do mundo a funcionar de forma eficiente.

O que isso significa

É claro que, com projectos tão grandes, torna-se claro que poderão existir restrições a curto prazo. Wiener Linien ressalta que algumas modernizações resultarão em ajuste de cronogramas. Portanto, é aconselhável que os passageiros se informem sobre os horários atuais, que estão sempre disponíveis. Os residentes geralmente só precisam se acostumar uma vez com os canteiros de obras em sua área, pois os grandes canteiros de obras também melhoram todo o trecho da estrada por muitos anos e, assim, oferecem uma renovação sustentável.

Onde for necessário um pouco de paciência, a mobilidade otimizada para o futuro o aguarda ao mesmo tempo. As obras nas linhas de Viena provam que a cidade de Viena não está apenas parada, mas está a investir nos próximos anos como um centro urbano moderno. Será emocionante ver as mudanças positivas que os próximos meses nos trarão.