Tour de descoberta nas colinas e Schöcklland: Slow Food inspira!
Em Alsergrund, os participantes fizeram uma excursão à região do Slow Food e vivenciaram a diversão e a sustentabilidade regional.

Tour de descoberta nas colinas e Schöcklland: Slow Food inspira!
Uma excursão emocionante que fez parte de uma viagem de estudo aconteceu recentemente na pitoresca região ao redor do Lago Weissensee e Hermagor. Os participantes, incluindo numerosos interessados de diversas indústrias, vivenciaram uma programação diversificada que focou nos temas de regionalidade e sustentabilidade. Isto relata que Jornal do distrito de Viena.
Um destaque da viagem foi uma caminhada pelas ervas com a sempre popular “Vovó Friedl”. Os participantes puderam não só aprender muito sobre a flora local, mas também conhecer as delícias culinárias da região. Em conversas com pessoas como o gerente de projetos Eckart Mandler, a prefeita Karoline Turnschek e a gerente de turismo Mag. Thomas Michor, tornou-se claro o quão estreitamente estão ligados o turismo, a agricultura e a sensibilização.
Impressões culinárias e estabelecimentos
O programa também incluiu passeios e degustações em diversas empresas, incluindo o Nagglerhof, o Hotel Schloss Lerchenhof, bem como o agricultor Gailtaler Landmais Sepp Brandstätter e o pioneiro do slow food Herwig Ertl. Estas visitas permitiram uma visão autêntica dos produtos regionais e da sua produção, o que foi muito bem recebido pelos participantes.
Um participante notou especialmente o desenvolvimento positivo da região de Hügelland e Schöcklland, que se distingue como uma região lenta. O intercâmbio com os anfitriões da Caríntia deixou claros os efeitos económicos e sociais positivos da vivência da regionalidade.
Perspectivas para o futuro
Os próximos passos desta iniciativa incluem a continuação do processo de posicionamento em Hügelland e Schöcklland, bem como o desenvolvimento de um conceito para eventos culinários regulares que promovam os valores do Slow Food. O objetivo é criar uma rede mais forte entre produtores, empresas e população, a fim de criar consciência sobre a regionalidade, a sustentabilidade e a fruição responsável.
A longo prazo, deverá surgir uma comunidade vibrante que não só viva estes valores, mas também os torne visíveis. As exigências da sociedade estão a aumentar e estes eventos ajudam a desenvolver uma boa capacidade de lidar com os produtos e tradições locais.
A excursão não só contribuiu para a transferência de conhecimento, mas também deu um passo importante para um turismo mais sustentável na região. Combinar atividades que combinem o artesanato tradicional e estilos de vida modernos pode ser a chave para o futuro da gastronomia e da agricultura na região.
Para quem quiser saber mais sobre os temas slow food e regionalidade, vale a pena dar uma olhada nas iniciativas na Caríntia. A região está no bom caminho quando se trata de abrir novos caminhos e revitalizar antigas tradições.