Abastecimento de água em Viena: Nova esperança para o Baixo Lobau!
Viena está a planear um abastecimento de água ao Baixo Lobau, a fim de melhorar o equilíbrio hídrico e contrariar a seca.

Abastecimento de água em Viena: Nova esperança para o Baixo Lobau!
Lobau, em Viena, enfrenta um desafio especial. A fim de contrariar a ameaça de seca e assoreamento, o comité do conselho local decidiu desenvolver um novo modelo de fluxo de águas subterrâneas para o Baixo Lobau. Este modelo pretende servir de base para medidas futuras e ajudar a preservar a valiosa natureza desta popular área de lazer. De acordo com um comunicado de Meu distrito Desde o ano passado, tem havido um fluxo adicional de água do Novo Danúbio para o Alto Lobau, a fim de melhorar o equilíbrio hídrico.
Mas o que isso significa especificamente? Podem ser fornecidos até 1.500 litros de água por segundo. O vereador do Clima, Jürgen Czernohorszky, enfatiza a importância de proteger o abastecimento de água potável neste contexto. Um projeto de 2015 mostrou que todas as variantes de doping testadas representavam um risco para o abastecimento de água. Contudo, as condições hidrológicas e hidrogeológicas mudaram desde então e é isso que o novo modelo representa.
Financiamento e apoio
Foram orçamentados 270 mil euros para o modelo de escoamento das águas subterrâneas no orçamento para 2025/2026. Estes investimentos foram decididos pelo comité municipal local para o clima, ambiente, democracia e recursos humanos. Resta saber como o modelo pode optimizar o balanço hídrico do Baixo Lobau e se ainda será possível encaminhar a água canalizada sem arriscar o abastecimento de água potável.
O Parque Nacional Donauauen, onde está localizado o Lobau, não vive apenas essas mudanças. Como a organização viadonau relatado, várias medidas já foram tomadas para estabilizar o nível da água e melhorar o habitat nas planícies aluviais. Por exemplo, está a ser realizada uma gestão alargada da carga do fundo para impedir o aprofundamento do leito do Danúbio, que caiu meio metro desde 1985.
Soluções de longo prazo
Além disso, estão a ser realizados trabalhos de ligação dos afluentes ao curso principal, o que não só beneficia a dinâmica do rio, mas também melhora o habitat da flora e da fauna do Lobau. Números positivos de peixes jovens em bancos naturais recém-criados já mostram os primeiros sucessos destas medidas. O intercâmbio entre o Parque Nacional Donau-Auen, viadonau e a Autoridade Suprema dos Direitos da Água é mantido de forma contínua, a fim de promover redes de água contínuas.
Projetos como o “Dynamic Life Lines Danube”, que decorrerá até junho de 2026, dão um contributo adicional para a conceção sustentável dos rios. A conclusão de certas medidas de ligação, como o Braço Spittelau, ocorreu no outono de 2020. Está previsto um planeamento técnico adicional para 2025, o que representa um passo decisivo na revitalização das várzeas.
Os desenvolvimentos no Lobau não são importantes apenas para a natureza. Também é importante para os vienenses que utilizam esta maravilhosa área recreativa que seja encontrado um equilíbrio entre a conservação da natureza e o abastecimento de água potável. Os próximos anos mostrarão como funcionarão as medidas na forma do modelo de fluxo de águas subterrâneas e outros projetos.