Viena perde título: Copenhague é agora a cidade mais habitável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena está a perder o título de cidade mais habitável do mundo, de acordo com o atual ranking da Economist de 17 de junho de 2025.

Wien verliert seinen Titel als lebenswerteste Stadt der Welt, laut dem aktuellen Economist-Ranking vom 17.06.2025.
Viena está a perder o título de cidade mais habitável do mundo, de acordo com o atual ranking da Economist de 17 de junho de 2025.

Viena perde título: Copenhague é agora a cidade mais habitável!

Viena perdeu o título de cidade mais habitável do mundo. De acordo com o último ranking da Economist Intelligence Unit (EIU), a capital austríaca saiu dos primeiros lugares e está agora atrás de Copenhaga, que encabeça a lista. Genebra e Zurique seguem em segundo e terceiro lugares. O que deu errado?

No novo ranking, a EIU avalia 173 cidades em todo o mundo de acordo com 30 indicadores em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestruturas. O Mercer Quality of Living Ranking e o Numbeo Quality of Life Index também estão incluídos nas classificações. Esta análise abrangente mostra que Viena perdeu recentemente pontos em áreas como a estabilidade pública e política, bem como a qualidade de vida. Copenhague, por sua vez, pontua com desenvolvimento urbano sustentável e excelente equilíbrio entre vida profissional e de lazer, o que confere à cidade uma clara vantagem.

Outras cidades no ranking

Embora Viena esteja a ficar atrás das cidades dinamarquesas e suíças, as cidades alemãs também são afetadas. Frankfurt am Main ficou em 8º lugar, seguido por Munique (17º), Düsseldorf (19º), Hamburgo (20º), Berlim (21º) e Stuttgart (23º) em relação aos anos anteriores. Embora esses nomes de cidades ainda estejam entre os 25 primeiros, perderam significativamente a qualidade de vida.

Uma análise mais aprofundada das cidades dos EUA mostra que estas nem sequer estão representadas entre as 25 primeiras. As razões para isso são a desigualdade social, os elevados custos dos cuidados de saúde e as actividades criminosas que prejudicam a atitude perante a vida.

O que isso significa para Viena?

Os decisores e urbanistas de Viena enfrentam o desafio de travar este declínio e trazer a cidade de volta à linha da frente. A estabilidade política, um sistema educativo que funcione bem e um ambiente intacto devem ser ainda mais reforçados através de medidas específicas. Além disso, o desenvolvimento imobiliário na cidade poderia tornar-se mais sustentável, a fim de oferecer novas perspectivas tanto aos habitantes locais como aos investidores.

Os desafios crescentes no sector residencial e na política bancária tornam difícil conseguir bons negócios em novos edifícios. Isto poderia reduzir a atratividade da cidade a longo prazo. As pessoas aqui querem uma casa que ofereça tudo: segurança, coesão social e elevada qualidade de vida.

O que acontece a seguir ainda está para ser visto. Mas é claro que Viena tem de trabalhar nos seus pontos fortes para voltar ao grupo superior das cidades mais habitáveis ​​do mundo. Detalhes sobre os critérios e a análise dessas classificações podem fornecer informações úteis. Informações sobre isso podem ser encontradas em Spiegel e Das Investimento.

Será emocionante ver como Viena responderá a estes desafios nos próximos anos e se conseguirá regressar ao topo.