Wien Modern 2025: O maior festival de música nova começará em breve!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wien Modern 2025: Grande série de festivais de música contemporânea, começa em 30 de outubro no Konzerthaus e vai até 30 de novembro.

Wien Modern 2025: Große Festivalreihe für zeitgenössische Musik, startet am 30. Oktober im Konzerthaus, bis 30. November.
Wien Modern 2025: Grande série de festivais de música contemporânea, começa em 30 de outubro no Konzerthaus e vai até 30 de novembro.

Wien Modern 2025: O maior festival de música nova começará em breve!

Um evento emocionante está chegando: o festival Wien Modern começa em Viena no dia 30 de outubro. A edição deste ano comemora um aniversário especial – muita coisa aconteceu desde que foi fundada, há 37 anos. Como Meu Distrito relata, o festival contará com um total de 115 eventos em 29 locais diferentes.

Mantendo a tradição do festival, o foco está na música de arte contemporânea. A iniciativa, lançada em 1988, já se consolidou como um dos maiores festivais de “música nova” do mundo. Os desenvolvimentos em Viena em particular, que passou de uma cidade com 1,48 milhões de habitantes (1988) para uma metrópole com mais de 2 milhões, também se reflectem nas questões musicais que são levantadas. A população cresceu impressionantes 37% nos últimos 37 anos.

Abertura no Konzerthaus de Viena

No primeiro dia do festival haverá um concerto especial de abertura no Konzerthaus de Viena, às 19h30, que decorrerá com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena sob a direção de Vimbayi Kaziboni. Juntamente com o compositor George Lewis, ele elaborou o programa, que inicia a noite com uma discussão introdutória e uma recepção. Como Viena Moderna destaques, o festival traz a Viena personalidades particularmente marcantes do cenário musical, incluindo Angélica Castello, que mora em Viena por opção, que se apresentará na Cervejaria Ottakringer no sábado, 1º de novembro e ao mesmo tempo receberá o Prêmio de Música Ernst Krenek da cidade de Viena.

O festival vai até 30 de novembro e contará com inúmeras estreias e estreias de composições modernas. Além disso, o projeto “Música Jovem”, que deu vida à performance da obra de Cornelius Cardew, terá continuidade. Ao final do festival, sete parágrafos da obra serão apresentados em diversos locais da cidade – uma abordagem inovadora que tem tudo a ver com diversidade cultural.

Um festival de diversidade

Outra vertente do festival é a promoção da diversidade social e a criação de espaços para diferentes perspectivas. “Wien Modern” atrai particularmente os entusiastas da música com menos de 30 anos que procuram novas paisagens sonoras. O festival não oferece apenas diversão musical, mas também uma plataforma de intercâmbio cultural, que está se tornando cada vez mais importante na crescente e diversificada metrópole de Viena.

Os visitantes podem esperar um programa rico que destaca todas as facetas da nova música. De compositores como Zara Ali, Pierluigi Billone e Jessie Cox a Chaya Czernowin, alguns dos nomes mais emocionantes do cenário musical contemporâneo estão representados este ano. O evento promete ser uma experiência inesquecível que agrada tanto aos amantes da música, aos trabalhadores culturais e aos exploradores curiosos.

Ingressos e mais informações estão disponíveis online. Não perca esta viagem musical!

Quellen: