Viena em Agosto: As dormidas em hotéis estão a diminuir apesar de mais camas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Viena 2025: aumento de camas em hotéis, diminuição de dormidas. Detalhes sobre a situação do turismo e tendências de reservas em agosto.

Wien 2025: Steigende Hotelbetten, sinkende Nächtigungen. Details zur Tourismuslage und Buchungstrends im August.
Viena 2025: aumento de camas em hotéis, diminuição de dormidas. Detalhes sobre a situação do turismo e tendências de reservas em agosto.

Viena em Agosto: As dormidas em hotéis estão a diminuir apesar de mais camas!

Os meses mais quentes do verão já passaram, mas os números do turismo em Viena mostram um quadro misto. Em agosto de 2025, houve uma queda nas reservas de pernoites, mantendo os hoteleiros e a administração municipal em alerta. Alto viena.at As reservas caíram 3%, para pouco menos de 1,9 milhão, em comparação com o ano anterior.

No geral, porém, o turismo continua forte. Ao longo do ano até ao momento, as dormidas de Janeiro a Agosto de 2025 aumentaram 4 por cento, para cerca de 12,6 milhões. O que é particularmente digno de nota é que, no mesmo período, o número de camas de hotel disponíveis aumentou para 83 mil, o que corresponderia a um aumento de 2,6 por cento.

Países populares de origem dos hóspedes

A maioria das reservas noturnas em agosto veio da Alemanha, onde foram registradas 340 mil reservas, embora isso represente um declínio de 5% em comparação com o ano passado. Os hóspedes nacionais também estiveram presentes em Viena: 242.000 dormidas vieram da Áustria, o que significa um declínio de 9 por cento. Abaixo está uma visão geral dos outros países de origem:

  • Italien: 140.000 (minus 2 Prozent)
  • USA: 105.000 (minus 24 Prozent)
  • Spanien: 84.000 (minus 2 Prozent)
  • Polen: 75.000 (plus 17 Prozent)
  • Großbritannien: 68.000 (minus 10 Prozent)
  • Frankreich: 62.000 (plus 9 Prozent)
  • Ukraine: 34.000 (plus 16 Prozent)
  • Schweiz: 29.000 (minus 11 Prozent)

Preços e comentários de hóspedes

Existem 4.468 hotéis e acomodações para você escolher para a sua estadia em Viena, que podem ser organizados em diferentes faixas de preço e categorias. Os preços variam consoante o conforto: enquanto os hotéis de 3 estrelas custam em média 108,89 euros por noite, os hotéis de 5 estrelas podem custar até 326,83 euros. Algumas acomodações populares são estasHotel Schani UNO Citye issoAlmanaque Palais Viena, que mostram um bom talento para limpeza e serviço com classificações altas reserva.com destaques.

Além disso, o aeroporto e locais importantes como a Catedral de Santo Estêvão e o Palácio de Schönbrunn podem ser facilmente alcançados através de transportes públicos - prático para quem quer explorar Viena por conta própria.

Perspectivas económicas

Os números mostram também um primeiro suspiro de alívio no sector económico. O volume de negócios líquido durante a noite dos fornecedores de alojamento vienenses caiu 4 por cento para 110,8 milhões de euros em Julho de 2025, enquanto o volume de negócios total de Janeiro a Julho de 2025 aumentou 6 por cento para 743 milhões de euros.

Uma evolução interessante é a ocupação média dos quartos, que foi de 78 por cento em agosto de 2025 – uma diminuição em relação ao ano anterior (82 por cento). Mas a ocupação-cama também mostra uma tendência semelhante, de 60,2 por cento em Agosto, o que também representa um declínio. No período de Janeiro a Agosto, a ocupação quarto caiu de 69 para 67 por cento e a ocupação cama caiu de 52,8 para 51,5 por cento.

Globalmente, pode-se observar que Viena está a debater-se com menos dormidas, mas a qualidade da oferta permanece consistentemente elevada. A cidade continua a ser um destino popular para viajantes culturais e de lazer de todo o mundo. Os preparativos para o próximo inverno já estão a todo vapor.

Os dados relativos às dormidas têm por base a Portaria de Estatísticas do Turismo, que pode ser consultada em estatística.at, e mostram o desenvolvimento contínuo do mercado turístico de Viena.