Viena em movimento: Novo programa governamental para uma cidade preparada para o futuro!
Câmara Municipal de Viena: O vice-prefeito Emmerling e o prefeito Ludwig apresentarão o programa governamental “Coalizão de Recuperação” em 3 de junho de 2025. Objetivo: impulsos econômicos e estabilidade social para o futuro de Viena.

Viena em movimento: Novo programa governamental para uma cidade preparada para o futuro!
Chegou a hora de 3 de junho de 2025: a vice-prefeita Bettina Emmerling do NEOS e o prefeito Michael Ludwig do SPÖ apresentarão o novo programa de governo na Prefeitura de Viena. A cidade está inaugurando uma nova era chamada “coalizão de recuperação”. Num total de 191 páginas, os dois partidos apresentam a sua visão para conduzir Viena a um governo municipal estável após as eleições de Abril.
Mas o que exatamente está no programa? Os parceiros da coligação estão a enviar um sinal forte e a responder aos desafios actuais com a sua nova abordagem. O foco está no estímulo econômico bem-sucedido e na coesão social na cidade. Até 2030, Viena não só deverá valer a pena viver, mas também deverá ser acessível e amiga do clima.
Investimento e inovação
As reformas estruturais e uma disciplina orçamental adequada são componentes essenciais do planeamento financeiro. O fortalecimento de Viena como local de negócios também é uma prioridade máxima. Um grande número de investimentos planeados destinar-se-á à digitalização e a tecnologias de ponta. Estas incluem, entre outras coisas, a promoção da inteligência artificial, a expansão do Centro de Ciências da Vida e a candidatura a um grande centro de dados. O Festival Eurovisão da Canção 2026 também está na lista de projetos ambiciosos.
Uma cidade climaticamente neutra até 2040 é outro objetivo fundamental. As especificações incluem medidas como a expansão de sistemas fotovoltaicos, energia geotérmica e a criação de 400 mil metros quadrados de novos parques e espaços verdes. Além disso, a contínua expansão das ciclovias, especialmente no anel viário, está na agenda A imprensa relatado.
Educação e integração
O novo programa baseia-se em iniciativas existentes, como a continuação do “plano passo a passo do ensino fundamental”. Isto não só estabelece a frequência obrigatória de 30 horas por semana no jardim de infância para crianças com necessidades linguísticas, mas também promove medidas para combater a escassez de pessoal nos jardins de infância. Um “Código de Integração de Viena” pretende ajudar a estabelecer regras e valores claros para a convivência, com o fortalecimento do apoio linguístico, especialmente o alemão, desempenhando um papel central. Cosmo destaca que um relatório de integração deve ser apresentado anualmente para medir os progressos.
O sistema educativo é adicionalmente apoiado através do trabalho social escolar e da melhoria do rácio de acolhimento de crianças, a fim de combater ativamente a escassez de trabalhadores qualificados no setor da educação.
Saúde e segurança social
A modernização da infraestrutura hospitalar e a expansão dos centros regionais de saúde também são muito populares. A cidade também demonstra o seu compromisso para com as crianças e os jovens através de medidas de combate à pobreza infantil e da utilização de “ajudantes de orientação” para combater a criminalidade juvenil. Como em wien.gv.at A “Estratégia de Cuidados 2030” também terá continuidade e as ofertas no sector da saúde serão ampliadas.
Para garantir a implementação de todos os projetos, será dada continuidade ao chamado monitor governamental. O objetivo é garantir o controle sobre o andamento dos projetos. Embora o SPÖ continue a ter seis membros do governo na nova coligação, haverá também um senado municipal alargado com um total de 13 membros.
A reunião constitutiva do novo parlamento municipal está marcada para 10 de junho. As eleições e os planos ambiciosos da nova coligação prometem mudanças emocionantes para a capital e os seus residentes.