Viena celebra a diversidade no metal com Loud & Proud – um festival para todos!
Em novembro de 2025, Viena sediará o festival de metal “Loud & Proud” com diversas bandas de inspiração feminista.

Viena celebra a diversidade no metal com Loud & Proud – um festival para todos!
Algo está acontecendo na cena metal vienense! Hoje foi anunciado que o recém-formado festival “Loud & Proud” terá estreia no FLUCC nos dias 21 e 22 de novembro de 2025. Este evento tem um foco claro na diversidade e se destaca dos eventos convencionais de metal. Organizado pelo coletivo Heavy Lezzers, ativo desde 2017, o festival pretende proporcionar uma plataforma para bandas que muitas vezes ficam em segundo plano. “Queremos criar um espaço onde todos se sintam bem-vindos”, explicam os organizadores. “Loud & Proud” é dirigido especificamente a pessoas que nunca foram vistas ou ouvidas no metal antes e a todos que procuram novas perspectivas e sons.
Uma das principais atrações do festival será a banda norueguesa de black metal “Witch Club Satan”. A banda, fundada em 2021 e composta por Victoria F. S. Røising, Nikoline Spjelkavik e Johanna Holt Kleive, trata de temas feministas e se descreve como “bruxas revividas”. Eles combinam influências de bandas lendárias de black metal dos anos 90, como Mayhem e Darkthrone, com uma abordagem clara de empoderamento. Seu estilo psicodélico e fortes mensagens líricas são bem recebidos pelo público. A banda australiana “Divide and Dissolve”, fundada por um saxofonista afro-americano e um percussionista maori, também se apresentará no início do festival. Esses dois artistas são apenas parte de um line-up diversificado, que apresenta bandas internacionais e também talentos locais.
Um festival com valor acrescentado
Quase duas semanas depois do anúncio do festival, o hype já é grande. O evento já foi apresentado no Vienna Pride em junho com um espírito DIY que celebra a autêntica cultura do metal. Além dos shows, também haverá debates e diversas atividades que promovem o diálogo no metal. “Não estamos planejando apenas música, mas também painéis de discussão, performances de drag e muitos outros formatos criativos”, afirmam os organizadores.
Além dos artistas mencionados, a formação “Loud & Proud” também inclui bandas como Tower (EUA), Scimitar (Dinamarca), Wrath (Noruega) e muitas outras. Uma mistura emocionante que certamente proporcionará uma experiência variada. “Oferecemos um local de intercâmbio e networking onde mentes criativas e fãs podem se reunir”, enfatizam os organizadores.
Um passo na direção certa
Ao participar do festival fica claro o quanto é importante viver a diversidade no metal. O plano de questionar imagens estereotipadas de masculinidade e substituí-las por perspectivas diversas é bem recebido pelos fãs. O festival se vê não apenas como um evento musical, mas como um convite cultural para uma experiência metal solidária para todos.
Quem tiver curiosidade pode visitar o site kupfticket.com Obtenha mais informações sobre compra de ingressos e bandas. Um capítulo emocionante na cultura musical de Viena está chegando e mal podemos esperar para ver o que “Loud & Proud” tem a oferecer!
O anúncio da participação do “Witch Club Satan” e da extensa programação do festival foi feito por Funk alemã, Vice e OTS publicado.