Futuro em crise: Blom discute os valores do Iluminismo

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a FALTER Arena com Philipp Blom em 5 de junho de 2025 no Vienna Stadtsaal. O futuro do Iluminismo é discutido.

Erleben Sie die FALTER Arena mit Philipp Blom am 5. Juni 2025 im Wiener Stadtsaal. Diskutiert wird die Zukunft der Aufklärung.
Experimente a FALTER Arena com Philipp Blom em 5 de junho de 2025 no Vienna Stadtsaal. O futuro do Iluminismo é discutido.

Futuro em crise: Blom discute os valores do Iluminismo

Um evento emocionante na FALTER Arena aconteceu em Viena em 5 de junho de 2025, onde tudo girou em torno do futuro dos valores do Iluminismo. O historiador, autor e filósofo Philipp Blom conduziu o público numa viagem sólida através dos temas da democracia, dos direitos humanos e do pensamento baseado em evidências. A questão explosiva era se estes valores do século XVIII ainda são capazes de impedir o regresso das estruturas autoritárias hoje. Alto BORBOLETA Blom destacou os paralelos entre a convulsão da ordem do pós-guerra e os desafios de hoje.

O Iluminismo, uma era crucial dos séculos XVII e XVIII, uniu razão, ciência e liberdade individual. Estes ideais são de grande importância e formaram a base das democracias modernas, como a meu-learning.at sublinhado. Pensadores iluministas como Immanuel Kant e John Locke exigiram o direito à liberdade e à igualdade para todas as pessoas. Os sucessos e fracassos destes valores ainda hoje são perceptíveis e também serão discutidos na próxima FALTER Arena, no dia 11 de setembro de 2025, onde participarão Michael Häupl e Christian Konrad, entre outros.

Os pilares do Iluminismo

No cerne dos princípios do Iluminismo está a crença no progresso através do conhecimento e da educação. Como no Wikipédia Como se pode ler, esta era não trouxe apenas reformas sociais, mas também mudanças duradouras através da busca da liberdade individual e da autodeterminação. Os apelos à separação entre Igreja e Estado começaram durante este período, com pensadores como Voltaire argumentando veementemente contra a influência das instituições religiosas na política e na educação.

A ideia de que todas as pessoas merecem igualdade, independentemente da origem, classe ou religião, também floresceu. Filosofias originadas no Iluminismo, como a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” durante a Revolução Francesa, apelavam à abolição dos privilégios e ao estabelecimento de direitos humanos universais.

Foco no progresso e na educação

Outro aspecto do Iluminismo foi a crença no progresso através da ciência e da educação. Ideias de pensadores como John Locke e Rousseau defenderam a promoção do pensamento independente e levaram a um acesso mais amplo à educação. Escolas e universidades foram fundadas para disponibilizar o conhecimento a todos. Olympe de Gouges também lutou pelos direitos das mulheres e, assim, chamou a atenção para a não concretização de muitas ideias iluministas.

Estas considerações ainda são cruciais, especialmente quando se consideram as recentes convulsões sociais. Blom dá o alarme e pergunta se a crença nos valores do Iluminismo permanece congruente com a realidade de nosso tempo. O diálogo sobre estas questões deve continuar a fazer justiça não só ao passado, mas também ao futuro.