Coalizão de Viena: SPÖ e NEOS apresentam novo programa!
Após as eleições em Viena, o SPÖ e o NEOS apresentam o seu programa de governo. O prefeito Ludwig e o vice Emmerling anunciam detalhes.

Coalizão de Viena: SPÖ e NEOS apresentam novo programa!
O cenário político em Viena mudou novamente após as eleições de 27 de Abril deste ano. O SPÖ e o NEOS concordaram mais uma vez em trabalhar juntos, o que resultará num novo programa governamental. O programa, que foca principalmente no trabalho e na economia, foi apresentado na noite de segunda-feira. Os detalhes deste programa são esperados hoje, 3 de junho de 2025. O prefeito Michael Ludwig liderará o novo governo, enquanto Bettina Emmerling, do NEOS, poderá assumir o papel de vice-prefeita. correio relatado.
No entanto, a seleção exata do pessoal só será apresentada na quarta-feira. As pessoas aguardam com especial ansiedade a decisão sobre quem assumirá o departamento financeiro depois que Peter Hanke for transferido para o governo federal. Há aqui alguma especulação, uma vez que as medidas de austeridade são inevitáveis em Viena e o debate sobre a viabilidade financeira do actual modelo de segurança mínima acendeu-se novamente.
Trabalho e economia em foco
O novo programa governamental proporciona uma orientação clara para a criação de empregos e o fortalecimento da economia de Viena. Isto é particularmente importante porque o SPÖ perdeu ligeiramente nas eleições de Viena, mas ainda está fortemente representado com quase 40 por cento dos votos. O NEOS, por outro lado, pode competir com confiança com um aumento de dois assentos no conselho local e ultrapassou a barreira dos 10 por cento. A imprensa observado.
Juntos, o SPÖ e o NEOS têm agora 53 dos 100 mandatos no novo conselho local, o que representa uma posição forte. No entanto, as condições de enquadramento exactas para a política financeira e a distribuição dos departamentos ainda estão em evolução, e espera-se que os comités do SPÖ tenham de aprovar o novo pacote de programas até quarta-feira.
Unidades e incertezas
Além disso, ainda não está claro quantas pessoas serão admitidas no Senado da cidade. Atualmente é composto por doze membros e, se esse tamanho permanecesse, o SPÖ teria apenas cinco vereadores. Parece improvável que o SPÖ renuncie a outro cargo no conselho municipal. Segundo relatos, não podem ser descartadas possíveis surpresas quando o programa for apresentado hoje, às 12h30. na prefeitura ORF Viena.
As negociações entre o SPÖ e o NEOS foram permeadas de menos informações do que no passado. Durante a apresentação do novo programa de governo poderá ficar claro se o nome “Coligação para o Progresso” será mantido ou se aqui será sinalizado um novo ponto de partida. Há cinco anos, numa situação semelhante, houve uma apresentação simbólica acompanhada por um grande donut de ponche - uma imagem que muitos vienenses lembram.
No geral, a coligação de Viena mostra quão estreitamente estão ligados a estratégia política e os desafios económicos. As próximas semanas e meses serão cruciais para o desenvolvimento da cooperação entre o SPÖ e o NEOS nos próximos anos.