Culto à valsa: o ano do festival de Viena homenageia Strauss com um acontecimento único!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 7 de junho de 2025, vários artistas homenagearão Johann Strauss no Konzerthaus de Viena com o acontecimento “Save the Last Waltz for Me”.

Am 7. Juni 2025 ehren zahlreiche Künstler im Wiener Konzerthaus Johann Strauss mit dem Happening "Save the Last Waltz for Me".
No dia 7 de junho de 2025, vários artistas homenagearão Johann Strauss no Konzerthaus de Viena com o acontecimento “Save the Last Waltz for Me”.

Culto à valsa: o ano do festival de Viena homenageia Strauss com um acontecimento único!

Foi uma noite muito especial no Konzerthaus de Viena quando o evento “Salve a última valsa para mim” aconteceu na sexta-feira. Neste dia 7 de junho de 2025, exatamente 126 anos após o funeral do Rei da Valsa Johann Strauss Sohn, os visitantes foram brindados com um acontecimento impressionante. Oskar Haag e Oliver Welter foram responsáveis ​​pelo conceito e direção, enquanto a caneta dramatúrgica ficou a cargo de Tomas Zierhofer-Kin. Fritz Ostermayer revelou o elogio e assim definiu o quadro emocional para a noite.

A noite começou com um comovente filme sobre Johann Strauss, exibido no túmulo do compositor. As apresentações variaram desde uma rara aparição de Naked Lunch, que realizou seu primeiro show em sete anos, até uma nova música do talentoso Der Nino de Viena, tocada em três ou quatro tempos. Destaque para a atuação de Peaches, que apresentou um número com motivos de Strauss junto com Clara Breakfast. Verena Altenberger também impressionou com sua performance de discurso, enquanto Yury Revich improvisou musicalmente. Para encerrar a noite, Lars Eidinger, como DJ, garantiu o final perfeito do evento - mas o único problema técnico foi que os microfones e câmeras nem sempre funcionavam.

Johann Strauss 2025: Um ano abrangente de celebração

“Valsa, Viena e alegria de viver” – é assim que Roland Geyer, diretor do festival, descreve o legado de Johann Strauss. Os 200 anos do compositor serão comemorados em 2025. A programação cultural promete nada menos que 65 produções e três exposições espalhadas pela cidade. De concertos clássicos a apresentações criativas e não clássicas – todos encontrarão algo que os atrai aqui. Os eventos decorrerão em 69 locais diferentes de Viena, o que mais uma vez sublinha a diversidade dos formatos oferecidos.

O programa está dividido em três pilares: “PUR”, “MIX” e “OFF”. A linha “PUR” promete performances de primeira classe, incluindo uma “opereta pasticcio” da Filarmônica de Viena sob a direção de Franz Welser-Möst. A linha “MIX” oferece uma abordagem lúdica ao trabalho de Strauss, incluindo estreias de Jacqueline Kornmüller e do conjunto de teatro Nesterval. A coluna “OFF”, por sua vez, é dedicada a projetos não convencionais, como a obra de arte “LichtStrauss” de Victoria Coeln no parque da cidade.

Um acorde final para o ano festivo

As celebrações culminarão com uma gala de currículos “By(e) Strauss” no dia 31 de dezembro de 2025 no Theatre an der Wien. Nikolaus Habjan celebrará o legado do grande compositor junto com convidados surpresa. O cosmopolitismo abrangente do ano do Festival Strauss mostra que Johann Strauss não é apenas um nome, mas uma atitude perante a vida que está profundamente enraizada na cultura vienense. Mesmo que o Rei da Valsa nem sempre tenha sido diretamente referenciado, o amor pela música é parte integrante da vida em Viena.

Para todos aqueles que desejam se inspirar na diversidade da programação, o ano do festival oferece a oportunidade de redescobrir Johann Strauss sob muitas perspectivas. E então tudo o que resta a dizer é que a alegria de viver vienense é particularmente popular este ano - de acordo com o espírito do nosso imortal Rei da Valsa.

Para mais informações acesse o site da Pulso24, correio e Johann Strauss 2025.