Revolução no setor cardíaco: intervenções mínimas salvam vidas em Viena!
Em Viena, uma substituição da válvula mitral por cateter através da virilha foi realizada com sucesso pela primeira vez, o que representa uma revolução para pacientes de alto risco.

Revolução no setor cardíaco: intervenções mínimas salvam vidas em Viena!
Em Viena, a medicina deu um passo significativo. Em 18 de junho de 2025, o MedUni Vienna e o Hospital Geral de Viena realizaram pela primeira vez na Áustria uma substituição da válvula mitral totalmente minimamente invasiva através da virilha. Este procedimento inovador deu a dois pacientes com regurgitação valvar mitral grave, incluindo um com defeito cardíaco congênito e múltiplas cirurgias anteriores, a esperança de uma nova qualidade de vida. Dada a situação médica atual, os procedimentos cirúrgicos tradicionais não puderam ser realizados. O novo método representa um marco, especialmente para pacientes de alto risco, para os quais os procedimentos comuns muitas vezes não oferecem uma solução.
Com a técnica de acesso puramente transfemoral, o tratamento ocorre em duas etapas: primeiro, um “sistema de encaixe” é ancorado antes que a nova válvula cardíaca seja inserida através de um cateter. Isto requer um conhecimento profundo da anatomia cardíaca, bem como um planeamento multidisciplinar cuidadoso que inclui o compromisso de cardiologistas, cirurgiões cardíacos, anestesiologistas, radiologistas e enfermeiros. Em poucos dias, ambos os pacientes receberam alta em estado estável, o que sublinha a rápida fase de recuperação. Esta técnica poderá estabelecer-se como uma nova terapia padrão a longo prazo, uma vez analisados os dados actuais a longo prazo.
Uma nova era na cirurgia cardíaca
A realização da substituição da válvula mitral através da virilha não só representa um progresso para a medicina cardíaca em Viena, mas também se junta às fileiras dos procedimentos minimamente invasivos que se tornaram mais importantes nos últimos anos. Como relata a Clínica de Cirurgia Cardiotorácica de Augsburg, tais intervenções são consideradas o padrão ouro, especialmente em operações valvares aórticas, onde o estreitamento da valva aórtica é frequentemente o motivo da necessidade de uma intervenção. A válvula aórtica é substituída de maneira minimamente invasiva para apoiar a função cardíaca e pulmonar durante o procedimento e minimizar o risco.
A escolha entre próteses valvares mecânicas e biológicas é um aspecto importante que é discutido individualmente entre médicos e pacientes. As válvulas mecânicas exigem o uso de anticoagulantes por toda a vida, enquanto as válvulas biológicas, que são feitas de tecido animal, requerem apenas baixas doses de ácido acetilsalicílico. Para pacientes jovens e fisicamente ativos, a operação de Ross, na qual é utilizada a válvula pulmonar do próprio paciente, oferece uma excelente alternativa.
Consequências da regurgitação valvar mitral
Um curso comum da doença com insuficiência da válvula mitral é falta de ar, insuficiência cardíaca e, como resultado, danos permanentes aos órgãos. A gravidade desta doença muitas vezes só se torna aparente em fases posteriores, razão pela qual o diagnóstico precoce e as abordagens terapêuticas inovadoras, como o método agora realizado em Viena, são de importância central. Em muitos casos, o tratamento também requer um procedimento simultâneo na válvula tricúspide, que também pode ser afetada pela ventilação incorreta.
Com este desenvolvimento notável, Viena está a posicionar-se como um dos centros internacionais com vasta experiência em procedimentos minimamente invasivos baseados em cateteres. Espera-se que os avanços nos próximos anos não só melhorem a qualidade de vida dos pacientes, mas também estabeleçam novos padrões em cirurgia cardíaca.
Para mais informações sobre operações valvares minimamente invasivas e os diferentes tipos de próteses valvares, os interessados podem visitar o [MedUni Vienna]. Augsburg](https://www.uk-augsburg.de/institutions/kliniken/klinik-fuer-herz-und-thoraxchirurgie/herzchirurgie/minimalvasivo-herzklappenoperationen-reconstruction-substitution) e Cirurgia Cardíaca Colônia.