A crise de pensão está se aproximando: o aposentado da Alemanha se encontrará com tanta força a partir de 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Áustria planeja cortes de pensão de 2026. Medidas semelhantes também podem ser discutidas na Alemanha. Saber mais.

Österreich plant Rentenkürzungen ab 2026. Auch in Deutschland könnten ähnliche Maßnahmen zur Diskussion stehen. Erfahren Sie mehr.
A Áustria planeja cortes de pensão de 2026. Medidas semelhantes também podem ser discutidas na Alemanha. Saber mais.

A crise de pensão está se aproximando: o aposentado da Alemanha se encontrará com tanta força a partir de 2026!

Na Áustria, o tópico da pensão parece navegar em águas turbulentas de 2026. A futura política de pensão está sendo discutida intensamente porque o governo pretende aumentar um déficit orçamentário de 4,7 % em 2024 para menos de 3 %. Isso pode ter efeitos maciços no bem -estar dos aposentados, especialmente para aqueles com pensões mais altas. Como Notificação de pensão24 A pensão mensal para destinatários abaixo de 2.500 euros aumenta como de costume, enquanto todas as outras pensões recebem apenas um pagamento de um. Os aposentados com referências mais altas devem estar preparadas para que seus pagamentos sejam congelados, o que não apenas poderia atrapalhar seu planejamento financeiro, mas também levará a uma perda de poder de compra.

As medidas já necessárias são ricas em economia financeira. Até 2028, mais de 6,3 bilhões de euros na Áustria teriam que ser salvos, o que poderia resultar em cortes diretos no fundo de pensão. No contexto dessas economias, o governo também se refere às crescentes contribuições do seguro de saúde, que serão devidas a todos os aposentados de 2026. Esse desenvolvimento não é apenas um problema doméstico, mas também na Alemanha medidas semelhantes são discutidas, como o "boomer soli" e possíveis cortes na pensão da mãe. Sem reformas correspondentes na Alemanha, as taxas de contribuição podem aumentar ou as subvenções do estado podem aumentar, assim Centro Federal de Educação Política descreve.

Uma comparação dos sistemas de pensão

Outro aspecto relevante é que todos os déficits no seguro de pensão estatutário são suportados pelo governo federal na Áustria. Por outro lado, o ajuste da pensão na Áustria, em contraste com a Alemanha, depende principalmente do desenvolvimento de preços, como em um relatório de Atualização de pensão é explicado. Além disso, as reivindicações de idade na Áustria são concedidas apenas após 15 anos de seguro, enquanto esse é o caso na Alemanha após 5 anos. Outro tópico importante são as reformas atuais que estão atualmente na agenda na Áustria: um aumento na idade da aposentadoria para as mulheres e a abolição da aposentadoria antecipada.

Desafios demográficos

A mudança demográfica é um tópico muito discutido nos dois países. A sociedade envelhecida na Europa traz imensos desafios, uma vez que cada vez menos pessoas aquisições precisam pagar pelo crescente número de pensões. Uma olhada nas previsões mostra que o quociente de idosos na UE poderia atualmente aumentar de 34 % a 57 %. Isso deixa claro por que as reformas são inevitáveis ​​para a sustentabilidade financeira e social do seguro antigo.

Em tempos de crises, como a crise econômica global 2008/09 ou 2020, as pensões estatais eram uma importante fonte de renda para a população mais velha. Mas com as atuais medidas de política financeira, a preocupação com o futuro de muitos aposentados na Áustria e além. Especialistas exigem que os ajustes futuros de pensão devem estar ligados à inflação e não para o desenvolvimento de salários, a fim de manter o padrão de vida da geração mais velha. A proteção material dos idosos continua sendo uma preocupação central dos próximos anos.

Quellen: