Igrejas Orientais em Viena: Unidade na Diversidade – Um encontro histórico!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os Chefes das Igrejas Orientais Católicas reúnem-se em Viena para o encontro anual para promover a unidade na diversidade e discutir os desafios.

Oberhäupter der katholischen Ostkirchen treffen sich in Wien zur Jahresversammlung, um Einheit in Vielfalt zu fördern und Herausforderungen zu diskutieren.
Os Chefes das Igrejas Orientais Católicas reúnem-se em Viena para o encontro anual para promover a unidade na diversidade e discutir os desafios.

Igrejas Orientais em Viena: Unidade na Diversidade – Um encontro histórico!

As Igrejas Orientais Católicas da Europa reuniram-se em Viena para o seu 26º encontro anual. De 14 a 17 de setembro de 2025, os chefes das Igrejas Orientais Católicas reuniram-se sob o lema “Unidade na Diversidade”. Uma preocupação central da conferência foi o fortalecimento da comunidade dentro da Igreja Católica, especialmente no contexto do conflito em curso na Ucrânia. Como notícias do vaticano relatado, a profunda ligação entre as comunidades crentes foi mais uma vez enfatizada.

O Cardeal Christoph Schönborn enfatizou a importância dos ordinariatos para os crentes migrantes. O Ordinariato Austríaco inclui impressionantes 43 congregações e recebe um apoio valioso da Conferência Episcopal Austríaca. No seu discurso, o Arcebispo Gintaras Grušas descreveu as Igrejas Orientais Católicas como um “fermento” numa Europa cada vez mais secularizada, o que proporciona uma imagem muito vívida do presente. O encontro também proporcionou uma plataforma de intercâmbio sobre a relação com o Papa e a convivência com a Igreja latina.

Um destaque particular foi a celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo na Catedral de Santo Estêvão, onde se reuniram solenemente cerca de 60 bispos orientais. Esta liturgia foi transmitida ao vivo e foi considerada muito comovente pelos participantes.

Desafios e perspectivas

À luz da guerra na Ucrânia, o Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk agradeceu às igrejas e autoridades pelo seu apoio. Os bispos também concordaram com numerosas propostas para envolver mais estreitamente os jovens crentes na vida da Igreja e para melhorar a formação do clero. Isto também incluiu a publicação de documentos canónicos e o apoio ao clero na diáspora – particularmente importante para fortalecer a comunidade através das fronteiras nacionais.

O próximo encontro já está previsto: terá lugar em Máriapócs, na Hungria, em setembro de 2026. Este promete ser mais um encontro significativo para promover o diálogo e a unidade entre as Igrejas Orientais Católicas.

Um olhar além das fronteiras

Paralelamente a este encontro, realizou-se um importante simpósio dos secretários gerais de nove conferências episcopais católicas da Europa Central, que recordou as peculiaridades culturais e religiosas da região. Em Subotica, Sérvia, os secretários gerais liderados pelo Bispo Laszlo Nemet discutiram a unidade e a diversidade das culturas na Igreja. Tamas Toth, Secretário Geral da Conferência Episcopal Húngara, chamou a atenção para a forma como as comunidades historicamente desenvolvidas, como as criadas pela imigração no século XVIII, continuam a moldar a região hoje. Esta diversidade cultural também é evidente na comunicação diária, que inclui húngaro, croata, alemão e latino.

A diversidade e a unidade das Igrejas Orientais Católicas estão no centro destes debates, e o recente encontro foi mais um passo nesta jornada. Como vai katholisch.at Como ficou claro, as conferências episcopais estão activamente empenhadas no intercâmbio intercultural e na unidade dentro das igrejas.

As Igrejas Orientais Católicas constituem um capítulo fascinante dentro da Igreja Católica Romana, recordando um desenvolvimento histórico marcado pelo esforço, pela celebração e por uma busca constante pela unidade. Estas surpresas e desafios são partes essenciais da vida da comunidade católica e dão à Igreja um rosto vivo. Mais informações sobre a história das Igrejas Orientais Católicas podem ser encontradas em Wikipédia.