Imposto local em Viena adiado: os hotéis respiram aliviados e aguardam com expectativa os negócios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O imposto local de Viena será adiado; Benefícios da indústria hoteleira. Felix Neutatz vê oportunidades para as próximas temporadas e para o concurso de música.

Wiener Ortstaxe wird verschoben; Hotellerie profitiert. Felix Neutatz sieht Chancen für bevorstehende Saisons und den Songcontest.
O imposto local de Viena será adiado; Benefícios da indústria hoteleira. Felix Neutatz vê oportunidades para as próximas temporadas e para o concurso de música.

Imposto local em Viena adiado: os hotéis respiram aliviados e aguardam com expectativa os negócios!

O aumento planeado do imposto local de Viena, de 3,2% para 8,5% das dormidas, não será implementado até à próxima época de Verão. O portal gastro informa isso e expressa o alívio de Felix Neutatz, o novo presidente do grupo especializado da indústria hoteleira em Viena. O adiamento dará aos hotéis a oportunidade de aproveitar melhor as próximas estações de inverno e primavera. As reservas para os fins de semana do Advento já são muito boas e muitos hotéis podem contar com hóspedes regulares e fiéis, alguns dos quais já fizeram reservas no ano passado.

Ontem Neutatz disse que os negócios em torno do próximo concurso de música também parecem promissores. Os contratos já foram celebrados para este evento, o que proporciona segurança adicional. No âmbito das negociações com a cidade, também foi acordado que o imposto local poderá ser apresentado separadamente nas tabelas de preços e nos contratos no futuro. O objetivo é ajudar os hotéis a criar mais transparência, uma vez que o atual método de cálculo leva a problemas de comparação. Internacionalmente, é prática comum mostrar os preços sem impostos locais, e Neutatz está optimista de que poderá ser encontrada uma boa solução.

Impacto económico

O aumento previsto do imposto local entrará em vigor a partir de 1 de dezembro de 2025, com os custos adicionais de cerca de 69 milhões de euros a serem suportados pela indústria do turismo de Viena. Dominic Schmid, presidente do setor de turismo e lazer da Câmara de Comércio de Viena, alerta que estes custos adicionais não podem ser repassados ​​aos hóspedes. Muitos hotéis e operadores turísticos têm contratos de longo prazo que têm em conta o antigo imposto local, o que complica ainda mais a situação.

Os organizadores de conferências são particularmente afetados, uma vez que as conferências são muitas vezes planeadas com anos de antecedência e o novo imposto pode comprometer o planeamento neste caso. Segundo Schmid, isto também poderia afetar a confiança dos hóspedes na indústria hoteleira de Viena. No entanto, a indústria olha para o futuro com esperança, já que as receitas provenientes dos impostos locais deverão ser de pelo menos 111 milhões de euros em 2024, o que representa um aumento significativo face aos 42 milhões de euros do ano anterior.

Ao adiar o aumento, o turismo de Viena continua no bom caminho para aproveitar ao máximo as próximas estações e garantir um desenvolvimento positivo. A esperança é encontrar uma solução que seja benéfica tanto para os hotéis como para os hóspedes, a fim de fortalecer a competitividade da indústria hoteleira de Viena.

Você pode encontrar mais informações sobre os antecedentes e detalhes do imposto local aqui: GastroPortal, OTS, WKO.

Quellen: