Áustria após o tiroteio em Graz: as leis sobre armas estão sendo drasticamente reforçadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Áustria aumenta a idade mínima para posse de armas após o tiroteio em Graz, a fim de identificar precocemente os perigos e melhorar a segurança.

Österreich erhöht Mindestalter für Waffenbesitz nach Graz-Amoklauf, um Gefahren frühzeitig zu erkennen und Sicherheit zu verbessern.
A Áustria aumenta a idade mínima para posse de armas após o tiroteio em Graz, a fim de identificar precocemente os perigos e melhorar a segurança.

Áustria após o tiroteio em Graz: as leis sobre armas estão sendo drasticamente reforçadas!

A tragédia numa escola em Graz, na qual dez pessoas morreram em 18 de junho de 2025, mergulhou a Áustria num debate sobre as leis sobre armas. A violência, levada a cabo por um austríaco de 21 anos, marca um ponto de viragem na anterior cultura de armas do país. Após o incidente, o governo austríaco decidiu tornar mais rigorosas as leis sobre armas para melhor cobrir situações potencialmente perigosas e dificultar o acesso às armas. Isso inclui, entre outras coisas, o aumento da idade mínima para compra de pistolas e revólveres de 21 para 25 anos. A idade mínima para armas de fogo continua sendo 18 anos, embora os jovens de 18 a 25 anos devam apresentar laudo psicológico obrigatório.

Além disso, o período de espera ao comprar uma arma pela primeira vez será estendido de três dias para quatro semanas para permitir uma consideração mais aprofundada. O governo também planeia intensificar o intercâmbio de dados entre as forças armadas e as autoridades armamentistas, a fim de identificar riscos potenciais numa fase inicial. O atirador adquiriu suas armas legalmente, embora seu exame físico tenha revelado anormalidades psicológicas que devem ser reavaliadas após o incidente, como FAZ relatado.

Testes psicológicos como um novo obstáculo

A tragédia também reacendeu o debate sobre a eficácia dos testes psicológicos. Como mostra a investigação, o atirador passou em março em um teste psicológico que exigia a compra de uma pistola Glock 19. Nenhum teste foi exigido para uma espingarda, levantando questões sobre a consistência dos critérios. Os testes planejados têm como objetivo determinar a chamada “confiabilidade das armas” da pessoa. A anamnese necessária e as discussões com o perito não são regulamentadas por lei, mas são praticadas por especialistas de renome. Ainda assim, existem preocupações sobre a mensurabilidade dos insights psicológicos e a possibilidade de testes em massa que podem não ter o efeito desejado, como este Pulso24 relatado.

  • Neue Anforderungen für den Waffenbesitz:
    • Mindestalter für Pistolen und Revolver: 25 Jahre
    • Mindestalter für Schrotflinten: 18 Jahre mit psychologischem Gutachten für 18- bis 25-Jährige
    • Abkühlphase für Waffenerwerb: vier Wochen
  • Erhöhte Polizeipräsenz vor Schulen bis Ende Juni.
  • Entschädigungsfonds von 20 Millionen Euro für die Opfer und Hinterbliebenen.

Um olhar para o passado e um futuro incerto

A onda de tiroteios em Graz não só deixou a sua marca nas vítimas e nos seus familiares, mas também aumentou o foco na cultura das armas na Áustria. Apesar das atitudes “relativamente liberais” do país em relação às armas, o incidente mostra que é necessária uma acção urgente. A ideia de segurança está sendo recolocada na ordem do dia, especialmente por causa das ondas de choque que tais eventos desencadeiam. Afinal, cerca de 1,5 milhões de armas estão registadas para cerca de 370.000 pessoas na Áustria, o que eleva a densidade de armas na UE para um nível elevado correio notas.

Estas mudanças devem ser vistas não apenas como uma resposta ao tiroteio, mas também como parte de um plano mais amplo para aumentar a segurança nas escolas e outros espaços públicos. O governo já anunciou que pretende duplicar o número de psicólogos escolares nos próximos anos. Esperando que a detecção e intervenção precoces, juntamente com controles rígidos de armas, possam evitar tal desastre no futuro.